sexta-feira, novembro 16, 2018

O "crime" do Tribunal de Contas (Madeira) que veio agitar o "establishement" educativo (I)


CONCEITOS

Abandono escolar - Abandono do sistema de educação e formação antes da conclusão do INE (sistema de escolaridade obrigatória e dentro dos limites etários previstos na lei.
Abandono precoce de educação e formação - Situação do indivíduo com idade entre os 18 e os 24 anos e com nível de INE (sistema de escolaridade completo até ao 3º ciclo do ensino básico que não está a ta informação) frequentar qualquer actividade no âmbito da educação formal ou educação não formal.
Aluno/Aluno matriculado - Indivíduo que, após um ato de registo administrativo, participa em per- OERAM cursos de educação e formação no âmbito da educação formal.
Ano escolar - Período compreendido entre o dia 1 de setembro de cada ano e o dia 31 DL n.º 55/2018 de agosto do ano seguinte.
Ano letivo - Período contido dentro do ano escolar no qual são desenvolvidas as atividades escolares e corresponde a um mínimo de 180 dias efectivos.
Creche - Estabelecimento de educação frequentado por crianças com idade compreendida entre os 3 meses e os 35 meses, completados até 31 de Dezembro.
Desistência - Situação que ocorre em consequência do abandono temporário de alunos ou formandos da frequência das actividades lectivas de um período de formação ou de uma ou mais disciplinas no decurso de um ano letivo (Notas: inclui-se o abandono, a anulação da matrícula e a exclusão por excesso de faltas)
Destacamento - Instrumento de mobilidade de docentes correspondentes ao exercício de funções docentes em estabelecimento de ensino e de funções não docentes, que revistam natureza técnico-pedagógica em serviços da SRE, outros serviços e associações, nos termos regulamentados pelo Secretário Regional de Educação.
Docente com funções letivas - Docente em exercício de funções a quem foram atribuídas horas nas componentes letiva e não lectva. Inclui-se o docente que presta apoio educativo a crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
Docente com funções - Docente em exercício de funções a quem foram atribuídas horas apenas na componente não letiva - inclui-se o docente que exerce o cargo de diretor, o docente que aguarda aposentação ou com doença incapacitante para o contacto direto com o aluno em sala de aula. Na RAM, o docente que aguarda a aposentação continua a lecionar, sendo considerado docente com funções letivas.
Docente contratado - Docente com contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo, certo ou incerto, tendo em vista a satisfação de necessidades residuais do sistema de educação e formação não colmatadas pelo pessoal docente dos quadros.
Docente do quadro - Docente com contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, tendo em vista a satisfação das necessidades dos jardins-de-infância ou dos estabelecimentos de ensino.
Docente em exercício de funções - Docente a desempenhar funções letivas e/ou não letivas num jardim-de-infância ou estabelecimento de ensino em cada ano letivo.
Educação pré-escolar - Subsistema de educação, de frequência facultativa, destinado a crianças com idades compreendidas entre os três anos e a idade de ingresso no ensino básico. Realiza-se em estabelecimentos próprios, designados por jardins-de-infância, ou incluídos em unidades escolares em que é também ministrado o ensino básico.
Ensino básico - Nível de ensino que se inicia cerca da idade de seis anos, com a duração de nove anos. Compreende três ciclos sequenciais, sendo o 1.º de quatro anos, o 2.º de dois anos e o 3.º de três anos. É universal, obrigatório e gratuito.
Ensino privado - Ensino promovido, controlado e gerido por uma entidade privada, com tutela pedagógica e científica do Estado.
Ensino profissional - Ensino que tem por objetivo imediato a preparação científica e técnica para o exercício de uma profissão, privilegiando a qualificação inicial para entrada no mundo do trabalho e permitindo ainda o prosseguimento de estudos.

Ensino público - Ensino cujo funcionamento e gestão é da responsabilidade exclusiva do Estado, das regiões autónomas, das autarquias locais ou de outras pessoas de direito público.
Ensino recorrente - Ensino que se destina a alunos com idade superior a 18 anos e visa a conclusão do ensino básico ou do ensino secundário a quem não os completou ou deles não usufruiu em idade definida na legislação em vigor.
Ensino regular - Ensino estruturado em ciclos de estudo e anos de escolaridade que visa a conclusão do ensino básico e/ou do ensino secundário e que se destina ao prosseguimento de estudos dos alunos que frequentam o sistema de educação e formação dentro dos limites etários previstos na lei.
Ensino secundário - Nível de ensino que corresponde a um ciclo de três anos (10.º, 11.º e 12.º de escolaridade), que se segue ao ensino básico.
Escola profissional - Escola vocacionada para ministrar cursos profissionalizantes e profissionais.
Idade - Intervalo de tempo que decorre entre a data do nascimento (dia, mês e ano) e as 0 horas da data de referência. A idade é expressa em anos completos, salvo se tratar de crianças com menos de 1 ano, devendo nestes casos ser expressa em meses, semanas ou dias completos.
Idoso - Indivíduo com 65 e mais anos.
Índice de envelhecimento - Relação entre a população idosa e a população jovem, definida habitual como o quociente entre o número de pessoas com 65 ou mais anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos (expressa habitualmente por 100 (10^2) pessoas dos 0 aos 14 anos).
Índice de sustentabilidade potencial - Relação entre a população em idade ativa e a população idosa, definida como o quociente entre o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos e o número de pessoas com 65 ou mais anos (expressa habitualmente por cada pessoa (10^2) com 65 ou mais anos).
Índice sintético de fecundidade (ISF) - Número médio de crianças vivas nascidas por mulher em idade fértil (dos 15 aos 49 anos de idade), admitindo que as mulheres estariam submetidas às taxas de fecundidade observadas no momento. Valor resultante da soma das taxas de fecundidade por idades, ano a ano ou grupos quinquenais, entre os 15 e os 49 anos, observadas num determinado período (habitualmente um ano civil).
Infantário - Estabelecimento de educação onde funcione, em simultâneo, as valências de creche e jardim-de-infância.
Jardim-de-infância - Estabelecimento de educação frequentado por crianças com idades compreendidas entre os 3 anos completados até 31 de dezembro e a idade de ingresso no ensino básico.
Migração - Deslocação de uma pessoa através de um determinado limite espacial, com intenção de mudar de residência de forma temporária ou permanente. A migração subdivide-se em migração internacional (migração entre países) e migração interna (migração no interior de um país).
Nível de ensino - Nível do sistema de educação e formação que se estrutura em função da progressão, complexidade e especialização das aprendizagens, e que corresponde a cada uma das seguintes etapas: ensino básico, ensino secundário, ensino pós-secundário não superior e ensino superior.
Pessoal docente - Conjunto dos educadores de infância e/ou professores, de um estabelecimento de educação/ensino ou de uma entidade.
Pessoal não docente - Conjunto de profissionais de carreiras específicas que, em colaboração com o pessoal docente, desenvolvem atividades de suporte ao funcionamento dos jardins-de-infância e estabelecimentos de ensino.
População ativa - Conjunto de indivíduos com idade mínima de 15 anos que, no período DREM de referência, constituíam a mão-de-obra disponível para a produção de bens e serviços que entram no circuito económico (empregados e desempregados).
População escolar - Conjunto de pessoas formado pelos alunos, pessoal docente e não docente diretamente ligados aos estabelecimentos de educação ou de ensino.
População estudantil - Conjunto de indivíduos que, no período de referência, se encontram a frequentar determinado nível de educação ou ensino.
População residente - Conjunto de pessoas que, independentemente de estarem presentes ou ausentes num determinado alojamento no momento de observação, viveram no seu local de residência habitual por um período contínuo de, pelo menos, 12 meses anteriores ao momento de observação, ou que chegaram ao seu local de residência habitual durante o período correspondente aos 12 meses anteriores ao momento de observação, com a intenção de aí permanecer por um período mínimo de um ano (Notas: este conceito é utilizado no Recenseamento Geral da População (CENSO), pelo que o momento de observação se reporta ao momento censitário e é extensível às Estimativas de População Residente, cuja população de partida se reporta também ao momento censitário)
Requisição - Instrumento de mobilidade de docentes correspondentes ao exercício transitório de funções nos serviços da administração regional autónoma ou local.
Retenção - Consiste na manutenção do aluno abrangido pela escolaridade obrigatória, no ano letivo seguinte, no mesmo ano de escolaridade que frequenta, por razões de insucesso ou por ter ultrapassado o limite de faltas injustificadas.
Saldo migratório - Diferença entre o número de entradas e saídas por migração, internacional ou interna, para um determinado país ou região, num dado período de tempo (Notas: O saldo migratório pode também ser calculado pela diferença entre a variação populacional e o saldo natural)
Saldo natural - Diferença entre o número de nados vivos e o número de óbitos, num dado período de tempo
Sistema educativo - Conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação, que se exprime pela garantia de uma permanente ação formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade. Desenvolve-se segundo um conjunto organizado de estruturas e de ações diversificadas, por iniciativa e sob responsabilidade de diferentes instituições e entidades públicas, particulares e cooperativas.
Taxa de fecundidade - Número de nados-vivos observado durante um determinado período de tempo, normalmente um ano civil, referido ao efetivo médio de mulheres em idade fértil (entre os 15 e os 49 anos) desse período (habitualmente expressa em número de nados vivos por 1000 (10^3) mulheres em idade fértil).
Variação populacional - Diferença entre os efetivos populacionais em dois momentos do tempo (habitualmente dois fins de ano consecutivos). A variação populacional pode ser calculada pela soma algébrica do saldo natural e do saldo migratório.


fonte: estudo do TdC intitulado "Estudo sobre os impactos da evolução demográfica da população residente na RAM na área da educação"

Sem comentários: