quinta-feira, dezembro 17, 2015

Jardim, Mendonça, Guilherme e Correia de Jesus condecorados por Cavaco

Alberto João Jardim, Guilherme Silva e Correia de Jesus juntam-se a Miguel Mendonça em Belém, no próximo dia 21 de Dezembro, para serem condecorados pelo Presidente da República.
Numa consulta ao site da Presidências ficamos sem obter a confirmação do acto de condecoração a 21 de Dezembro conforme foi já noticiado, quer a condecoração que será imposta a cada uma das personalidades em causa.
Presume-se que as condecorações de Mendonça e João Jardim resultam do facto do Palácio de Belém ter idêntica atitude para todos os que exerceram essas funções, ou outras semelhantes a nível nacional, enquanto que no caso de Guilherme Silva e Correia de Jesus, respectivamente antigo Vice-Presidente da Assembleia da  República e antigo deputado e ex-Secretario de Estado, eventualmente porque foram duas personalidades que desempenharam durante décadas funções políticas, tendo curiosamente mantido pontes de contacto institucional com o actual Chefe de Estado, em vários momentos do seu envolvimento na política.
Já aqui escrevi que Guilherme Silva foi ao longo destes 40 anos de autonomia, provavelmente uma das "peças" mais importantes da engrenagem política regional no que aos contactos com o poder central diz respeito, tendo passado por ele, em inúmeras ocasiões, várias formas de diálogo.
Uma carreira política manchada por um processo no PSD, felizmente anulado e considerado sem efeito pelo Tribunal Constitucional a quem os deputados recorreram em defesa da sua honra e dignidade pessoal e política - era o que faltava que uma corja de bandalhos oportunistas, que tomou de assalto o partido ao serviço de uma causa económica e financeira, colocasse em causa uma carreira política de várias décadas.
Desconheço também se algumas das actuais autoridades regionais e dirigentes do PSD regional marcarão presença no acto presidencial em Lisboa.

Sem comentários: