segunda-feira, dezembro 28, 2015

Resolução do Banif afeta 40 mil pequenos acionistas

A resolução aplicada ao Banif, com a venda dos ativos bons ao Santander e a criação de um veículo para os ativos problemáticos, afeta quase 40 mil pequenos acionistas, investidores que em breve perderão as suas participações. O Banif tem 39.728 pequenos acionistas, representantes de 31,33% do capital do banco, noticia o “Diário Económico”. Em breve, estes investidores, que passaram a ser acionistas do Banif 'mau', a liquidar no futuro próximo, irão perder a suas participações.
As ações do Banif foram suspensas na quinta-feira, dia 17 de dezembro, e já foram excluídas do PSI20 e da negociação na Bolsa de Lisboa. Antes da suspensão as ações valiam 0,02 cêntimos.
Com a resolução foram salvaguardados todos os depósitos e a dívida sénior, os restantes credores ficaram no veículo criado para ficar com os ativos tóxicos, a Naviget. A venda dos ativos que irão transitar para este veículo irão servir para cobrir as perdas dos acionistas e credores.
Um dos ativos que a Navigest irá vender é 48% da Seguradora Açoreana, empresa que está avaliada em entre 30 milhões a 60 milhões de euros, segundo avança o “Diário Económico”. Os restantes 52% da Açoreana estão nas mãos da Rentipar, a holding dos herdeiros de Horácio Roque, fundador do banco (Expresso)

Sem comentários: