terça-feira, dezembro 29, 2015

Mania de escrever: O que é que Passos espera para seguir o mesmo caminho de Portas? Se tivesse inteligência e dignidade tê-lo-ia feito. Não tendo...


Eu sempre afirmei que na coligação Passos-CDS, Paulo  Portas foi sempre mais político, mais matreiro, mais manhoso, sabendo gerir mais eficazmente o seu espaço, sabendo mais do que isso gerir a sua presença na comunicação social. Politicamente Passos esteve sempre à frente de Portas só porque o PSD é maior que o CDS. Repito, só por isso. Na realidade Portas, em termos políticos - aliás ele fez questão de sublinhar isso quando tentou comparar o tempo de liderança de ambos... - esteve sempre uns passos à frente de Passos, graças à sua experiência, aos ódios de estimação que foi alimentado um pouco por todo o lado e que nalguns momentos funcionavam a favor dele, e ao facto de ser matreiro e de ter uma conhecida facilidade de comunicação. O "sniper" da extinta - ainda bem! - PAF, como foi catalogado pelos socialistas na última campanha, que inúmeras vezes reagiram incomodados à contundência dos ataques que desferia contra a Costa e não só, mostraram que para os socialistas Portas era o principal problema, foi sempre o principal problema.
Por isso esta demissão é pensada, foi preparada, foi repensada, foi esmiuçada ao pormenor.  Não aconteceu por acaso. Não se trata de elogiar decisões de políticos porque isso em política não  existe. Os políticos vêm e vão normalmente, porque tem que ser assim. É como o movimento das marés, ora sobem, ora descem. O político não tem que ser elogiado quando entra, tal como não tem que ser elogiado quando sai ou se demite no momento das derrotas. Por isso recuso alinhar com a idiota afirmação de um dirigente qualquer do CDS para quem a demissão de Portas revela "maturidade política"! Maturidade política qual carapuça? Portas percebe o que espera o CDS, aliás deixou vários indicadores. Percebe que os desafios que esperam PSD e CDS provavelmente serão mais complicados do que alguns imaginam, sabe que se começarem a abrir o baú dos segredos, patifarias e embustes da anterior governação, as cosias vão dar para o torno. Antecipou-se. Um político inteligente e hábil como ele antecipa-se, não fica agarrado ao poder, não inventa tretas para ser recandidato quando vai apresentar se aos militantes com uma mão vazia e outra cheia de nada.
O que vai dizer Passos aos militantes? Dar-lhes uma versão diferente dos factos, ir por um caminho diferente do que Portas agora antecipou? Ou vai afirmar-se como um tachista que vive do poder e para o poder, que foi um mero peão-de-brega de interesses de grupos económicos e financeiros nacionais que em nome de teorias liberais de merda o escolheram, provavelmente pelo patético da personagem, como porta-estandarte de algo que o transcendeu. Aliás, foi por causa de tudo isso que tomaram o poder de assalto no PSD, rampa de lançamento para tudo o que se seguiu depois.


Caminhos diferentes, direcções opostas...

O que é que Passos espera para seguir o mesmo caminho de Portas? Se tivesse inteligência e dignidade tê-lo-ia feito no momento em que o governo de Costa tomou posse. Não tendo... Sofre o PSD, ganha a ambição pessoal de Passos e a sua vaidade, a vaidade de ir por essa Europa fora beijar os sapatos dos seus repugnantes parceiros de uma direita europeia caduca, patética e responsável por esta crise europeia. Passos fá-lo, submissamente, porque provavelmente sonha com um tacho qualquer que Merkel e outros da corja dela lhe ofereçam em reconhecimento pelo trabalho feito ao serviço de uma causa que nem sequer é nacional. Numa humilhação que não sendo novidade para ninguém, de certeza que a ele não dignifica. Ou será que Passos vai querer ficar sentado de sofá - quanto tempo? - para tentar vingar-se de Costa? A política agora faz-se de vinganças pessoais, de ajustes de contas? E quem garante que o desgaste do homem da austeridade, da roubalheira, dos cortes, do vergonhoso saque fiscal a empresas e famílias, do desvio de milhares de milhões para o sistema financeiro e para os bancos, julga que ainda ganhará eleições? Depois do BANIF que escondeu e manipulou? Depois da mentira da sobretaxa? Depois do que ainda estará para vir quando este governo assentar? Cada dia que Passos continuar no PSD, o partido vai sofrer maior desgaste. E com o CDS privado de Portas, quem estará no CDS disposto a aturar o PSD de Passos? E se a nova liderança do CDS, de forma pragmática e pura estratégia política, tiver para com Costa uma outra atitude menos radicalizada do que aquela que Portas tinha?
Em suma, a demissão de Portas - em meu entender inevitável até pelo esgotamento do ainda líder do CDS que penalizava o partido desde a cena da demissão irrevogável - é um desafio a Passos, provavelmente coloca-o encostado à parede e dá legitimidade a quem no PSD está farto dos Passos, dos Montenegros, dos Marcos Costas, etc e entende que o partido deve sair de uma realidade adversa, procurar uma lufada de ar fresco, uma mudança.
É bom ter presente que para além do embuste da PAF - um bom negócio para o CDS que graças ao desespero de Passos pelo tacho e pelo poder, acabou por ganhar três vezes mais os deputados que teria se concorresse sozinho - desde 2011 o PSD nunca mais ganhou eleições, já que apenas o PSD-Madeira lhe salvou a face nas regionais deste ano. A vitória da PAF foi uma vitória de Pirro, pois não esconde que, além de não ter conseguido a maioria absoluta que tanto perseguiam mas que nunca assumiram publicamente como objectivo eleitoral, perderam mais de 700 mil votos e 25 deputados (LFM)

Sem comentários: