quarta-feira, junho 02, 2021

Tentando situar a sondagem no seu devido lugar...



1 - Ninguém faz uma sondagem apresentando uns candidatos de uns partidos identificados pelo nome e ao mesmo tempo omitido o nome dos  candidatos de outros partidos, ignorando a influência que esses candidatos possam ter nos resultados eleitorais dos partidos mais pequenos. Não é sério.

Num caso conjuga-se o nome do candidatos com a identificação partidária dos inquiridos, noutro caso julgo que apenas identificam as opções partidárias dos inquiridos, dado que ninguém conhece, nesta data, os respectivos candidatos. Nem se haverá candidaturas por parte desses partidos. Aliás há partidos que deviam pensar em concorrer a uma Assembleia Municipal (33 membros eleitos por método de Hondt) apostando todas as munições que tenham em vez de andarem a protagonizar o absurdo patético de quererem estar na corrida para a CMF quando nunca conseguirão eleger um vereador que seja num cenário de bipolarização acentuada. Em 2017 no Funchal tivemos três exemplos disso:

PTP - 1252 votos para a CMF, 0 mandatos, e 1478 votos para a Assembleia Municipal, 1 mandato

MPT - 2258 votos para a CMF, 0 mandatos e 2387 votos e 1 mandato para a Assembleia Municipal

PCP - 2029 votos e 0 mandatos para a CMF e 2616 votos e 1 mandato para a Assembleia Municipal


2 - O que está em cima da mesa - sendo mais do que evidente a bipolarização das eleições no Funchal - é saber qual a distribuição dos mandatos no executivo e qual a composição da Assembleia Municipal. Os resultados da sondagem são enganadores no que às freguesias diz respeito, porque - e o PSD-M basta olhar para o que aconteceu em 2017 para aprender um pouco... - uma coisa é contar com a votação para a liderança da Câmara, outra coisa é a votação nas candidaturas às Juntas de Freguesia. Ora os Presidentes das JFs têm assento por direito próprio nas Assembleias Municipais.

3 - Lembro 2017 para perceberem do que falo e desmistificar, de uma vez por todas, este tipo de sondagens claramente impróprias num cenário de seriedade:

PSD - 17971 votos para a CMF e 21093 votos para as Juntas de Freguesia

CDS -  4819 votos para a CMF e 5204 para as Juntas de Freguesia.

PS-BE-JPP-PDR-NC - 23577 votos  para a CMF e 20428 votos para as Juntas de Freguesia

4 - Os resultados da sondagem na projecção da minha autoria - considerei o mesmo universo dos 57 mil votantes em 2017 no Funchal e projectando as percentagens da sondagem nesse universo de votantes - dariam 6 mandatos ao PSD e 5 ao PS, mas os resultados atribuídos aos partidos mais pequenos - nomeadamente PCP e Chega - estão manipulados para baixo. Pela aplicação do método de Hondt e juntando os votantes e resultados de 2017 às percentagens atribuídas pela sondagem - e mantendo os mesmos 57 mil eleitores, o que pode não acontecer - o PSD elegeria o 1º,3º, 5º, 7º 9º e 10º mandatos enquanto o PS elegeria o 2º, 4º, 6º, 8º e 11º

5 - Curiosamente o somatório dos resultados do PSD e do CDS em 2017 é inferior (menos 2,35%) aos resultados divulgados pela sondagem do JM. Não acredito, pela tradição eleitoral, que o PCP tenha apenas 2,5% e que o Chega, mantendo-se a "corrente" actual, se limite a apenas 2,5 ou 2,6% (LFM) 

Sem comentários: