Em 2010, a pedido da RAM, foi realizado um estudo, intitulado “O Turista do Reino Unido” que foi liderado pela Bloom Consulting. Este documento teve como objetivo principal, caracterizar em pormenor o mercado e o turista do Reino Unido, proporcionando assim um conhecimento mais abrangente e profundo do mesmo. Devido à angariação, tratamento e interligação de diversas fontes de informação atingiu-se uma abordagem única ao mercado do RU, desta forma, permitindo a todos os envolvidos no processo de promoção do território madeirense, face ao mercado-chave Reino Unido uma sensibilidade mais alargada do mesmo. A leitura deste relatório não pressupõe um conhecimento prévio sobre o mercado do RU, sendo fornecida informação de caracterização geral do país e de definição comportamental do turista do Reino Unido. Deixo alguns quadros de um estudo que tendo alguns anos, acredito que pouco ou nada mudou desde então.
Principais destinos
O Turista do Reino Unido tem uma clara
propensão para visitar destinos dentro do território inglês, registando mais de
92.6 milhões de viagens no ano de 2014, o que corresponde ao gasto de 18.7
biliões de libras nestes territórios. A Escócia é a segunda região mais
visitada por turistas domésticos com cerca de 12.5 milhões de viagens e 2.9
biliões de libras registadas em gastos. Por fim, o País de Gales apresenta um
valor em 2014 de 10 milhões de visitas, onde foram gastos cerca de 1.7 milhões
de libras.
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Quanto ao nível de conhecimento dos
turistas do Reino Unido sobre a região da Madeira, a esmagadora maioria dos
mais de mil inquiridos já ouviu, pelo menos, falar da Madeira. Em cada 5
respondentes 4 já ouviram falar da Madeira, sendo este um dado bastante
conclusivo sobre o reconhecimento que este destino tem no Reino Unido.
(…)
Destaque claro ainda para Portugal e
Lisboa, que por estarem perto geograficamente e fazendo parte do mesmo país da
Madeira recolhem mais de 8% das intenções. Outra conclusão interessante que pode
ser retirada desta análise passa pela existência de várias ilhas no top 10 de destinos
que também foram considerados por quem visitou a Madeira. Destinos como Chipre,
Maiorca e Grécia demonstram que os turistas do Reino Unido que viajaram para a
Madeira procuravam um destino insular, onde o bom tempo, o sol, a praia e a
costa fossem um dos principais ativos. Por fim, para concluir a análise às
perceções que os turistas do Reino Unido possuem sobre a Madeira, nada melhor do
que questionar diretamente os inquiridos, que nunca visitaram a Madeira sobre a
possibilidade de visitar o arquipélago num futuro próximo.
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Com esta amostra confirma-se que o destino Madeira é bastante popular no mercado do Reino Unido e que os seus turistas certamente colocam a Madeira como hipótese de destino aquando da escolha de um local de férias, nomeadamente os turistas mais jovens, pois 18% dos que ainda não visitaram a Madeira, mas gostariam de o fazer num futuro próximo têm menos de 30 anos, demonstrando assim que a Madeira é um destino apelativo não só para o turismo sénior mas também para mais jovem.
Diferenças de Custos
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As Ilhas Atlânticas, onde se inclui a
Madeira, foi o quarto destino mais reservado pelos turistas do Reino Unido em
2016, obtendo perto de 9% do total dos turistas. Apesar de ainda figurar longe dos
números alcançados pelo Mediterrâneo, as Ilhas Atlânticas, onde se incluem a
Madeira e as Ilhas Canárias, entre outras, são cada vez mais reconhecidas como
destino de excelência a nível de Cruzeiros. Com uma promoção mais adequada
sobre os amantes desta vertente turística poderá alavancar num futuro próximo o
número de passageiros para o seu destino. No entanto, o principal meio de transporte
onde mais turistas se deslocam com destino à Madeira, continua a ser o aéreo. É
por isso importante estudar quais os aeroportos do Reino Unido que mais
passageiros transportam para a Madeira, a fim de verificar também quais as
zonas deste mercado de onde mais turistas saem com destino ao arquipélago.
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Dados Complementares e Conclusões
Perfil Digital do Turista
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Os turistas que visitaram a Madeira têm um perfil mais “conservador” em relação ao uso de tecnologias que aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de visitar o território, havendo uma maior percentagem de Agências e Operadores turísticos (23%) e de recurso a Media Tradicional (8%). Por outro lado, vemos que as Redes Sociais (9%) tendem a assumir-se como bastante importantes neste grupo quando comparadas com quem visitou outros destinos que não a Madeira.
Preferências de Marcação
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Apesar dos resultados semelhantes entre os
turistas do Reino Unido que visitaram e não visitaram a Madeira, há alguns
dados diferenciadores relevantes a considerar, como a predominância dos dois
primeiros meses para quem visitou destinos que não a Madeira e a tendência para
os 4 meses de antecedência para quem visitou a Madeira.
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Apesar da elevada percentagem de visitas de
1-2 dias à Madeira, as grandes concentrações de duração de férias na Madeira
situam-se entre os 7-8 dias (33%) e entre 13-14 dias (15%), associadas às
comuns “passar uma semana/duas semanas de férias” no estrangeiro, coincidindo com
a tendência que o turista do Reino Unido tem para outros destinos.
É ainda relevante mencionar que há uma distribuição mais equilibrada na média de outros destinos que no caso específico da Madeira, onde é pouco comum haver viagens de duração de 11-12 dias, 15-16 dias e 17 ou mais dias de viagem por parte do turista do Reino Unido.
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A visitas à Madeira (7,7 dias) têm uma duração média inferior ao conjunto de outros destinos por parte do turista do Reino Unido (8,5 dias).
Principais conclusões
1 Apesar das incertezas logísticas e legais
que trará o pós-BREXIT, o mercado do Reino Unido nunca esteve tão predisposto a
realizar viagens de férias internacionais, estando o número de turistas internacionais,
o volume de gastos no estrangeiro e pesquisas por destinos internacionais numa fase
de ascensão a um ritmo sustentável.
2 O turista do Reino Unido tem dois
critérios geográficos distintos principais na escolha do seu próximo destino de
férias: Territórios com proximidade geográfica do Reino e Territórios conhecidos
pelas condições para férias de sol, mar e praia. Para além disso verifica-se
uma preferência por destinos (dentro e fora da europa) com os quais o Reino
Unido tem uma relação histórica (protetorados e ex-colónias)
3 Existe um reconhecimento geral do nome
“Madeira” no Reino Unido, mas muitos dos turistas britânicos não associam o
destino à sua localização geográfica e principais ativos, mesmo assim, o panorama
do Teleférico do Monte e a Festa da Flor são os ativos mais reconhecidos pelos britânicos,
que vêm no Vinho da Madeira também um ponto de reconhecimento. Apesar de não haver
uma grande associação de imagem com o ativo, as Levadas assumem um papel de
bastante importância para este mercado.
5 A importância do mercado dos cruzeiros
para a Madeira é inquestionável para este mercado, quer pelas condições de
excelência e infraestrutura existente no território, quer pelo imenso interesse
dos turistas britânicos em participar em cruzeiros que tenham a Madeira no seu
itinerário. O crescimento da indústria é sustentável e a Madeira encontra-se
numa situação de competitividade vantajosa.
6 A tendências para encontrar inspiração
para viajar para a Madeira a partir do Reino Unido vêm essencialmente de
Websites, Agências e Operadores Turísticos, Recomendações de Amigos e Familiares
e resultados nos motores de busca. Apesar deste mix, a tendência do mercado é
cada vez mais utilizar fontes de inspiração e plataformas de marcação de viagem
online, merecendo o “digital” uma forte aposta por parte da Madeira.
7 Com uma sazonalidade de pesquisa muito
acentuada em Janeiro e Julho, o turista britânico tende a decidir o seu destino
de férias num período inferior a 3 meses da partida para o destino, havendo, no
entanto, muitos turistas que decidem as viagens cerca de 6 meses antes da
partida. A procura em Janeiro por novos destinos de férias para o respetivo ano
que começa constitui também um elevado foco de pesquisa.
8 Dado o forte interesse dos turistas do
Reino Unido por Atividades na Natureza, e o pouco reconhecimento dos ativos madeirenses
neste tópico (Levadas e Floresta Laurissilva), é importante destacar este
produto específico com vista a promover mais e melhor estes produtos neste mercado.
A difusão de imagens – que estão até agora pouco associadas a estes ativos por
parte do turista do Reino Unido – pode ser um passo importante para aumentar o
reconhecimento
9 Os turistas provenientes do Reino Unido
que visitaram a Madeira realizam viagens de duração distintas (23% até 4 dias;
55% entre 5 a 10 dias; 22% + 10 dias), pelo que é fundamental adaptar a oferta
e os pacotes turísticos para responder às diferentes pretensões de cada turista
e assegurar que existe uma oferta adequada às limitações de tempo de férias do
mercado-alvo.
10 A Espanha, em especial os seus destinos
insulares, é o principal competidor turístico da Madeira. De entre os turistas
provenientes do Reino Unido para a Madeira 1 em cada 3 colocou como hipótese
viajar para um destino espanhol ao invés da Madeira, a vantagem de preços mais competitivos
pode ser um ponto forte na definição de uma estratégia para este mercado-alvo.
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