quarta-feira, junho 02, 2021

Covid-19: Jovem de 25 anos em coma induzido depois de uma reação “muito rara” à vacina da Pfizer


Uma jovem britânica de 25 anos teve de ser colocada em coma induzido depois de sofrer 14 choques anafiláticos, devido a uma reação “muito rara” à vacina contra da Covid-19 da Pfizer, de acordo com o ‘Daily Mail’. Segundo a mesma publicação, Kirsty Hext, residente em Havant, Hampshire, no Reino Unido, teve também uma convulsão e fraturou o pulso, a perna e a maçã do rosto, depois de cair das escadas devido ao episódio. A jovem aguarda agora que lhe seja feito um teste alérgico, uma vez que segundo os médicos, o último choque deveu-se a uma reação prolongada à injeção.

“Eu não tenho nenhuma alergia, por isso é difícil de entender. Num minuto estou bem e no outro já estou a lutar pela minha vida”, disse Hext que entretanto saiu do coma, mas continua hospitalizada para fazer exames. Hext conta ao mesmo jornal que cerca de 20 minutos após ser vacinada começou a sentir os lábios e a língua a inchar e a respiração ficou ofegante. Foi internada no hospital e depois disso teve diversos choques anafiláticos que obrigaram os médicos a colocá-la em coma induzido.

“Antes de entrar em coma, eu chamava pela minha filha porque estava aterrorizada com medo de não a ver novamente”, disse a jovem sublinhando que já pensava em pedir à família que cuidasse da filha se algo lhe acontecesse. Apesar do episódio, Hext acredita que se tratou apenas de um “azar”, continuando a incentivar as pessoas a vacinar-se, argumentando que tal ato pode “salvar vidas”. Uma porta-voz da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido, “lamentou saber da experiência de Hext” e garantiu que “todas as notificações de suspeitas de efeitos secundários graves são analisadas assim que as recebemos”.

“Reações alérgicas graves à vacina da Pfizer continuam a ser muito raras”, disse o responsável. “Aconselhamos que aqueles com histórico prévio de reações alérgicas aos componentes da vacina não a recebam”, alertou (Multinews, texto da jornalista Simone Silva)

Sem comentários: