quinta-feira, junho 10, 2021

Nota: momentos que o tempo faz esquecer. Rapidamente

Tudo isto é um momento, um tempo em concreto que depois o próprio tempo abafa.

Lembram-se das ultimas comemorações na Madeira ainda com Ramalho Eanes, em 1981? Eu lembro-me vagamente, muito vagamente, porque fiz parte de uma comissão organizadora regional, nada mais. No início de 1977 estive em duas reuniões em Lisboa - pela RAM - de uma comissão liderada por Vítor Alves que iniciou este processo diferente de comemoração do 10 de Junho.

Não somos mais ou menos portugueses por causa destas encenações festivas e institucionais do calendário.

Uma visita presidencial é sempre importante numa freguesia, numa cidade ou numa Região, porque dá visibilidade mediática e arrasta consigo a atenção dos meios de comunicação social embora muitas vezes, quase sempre, as prioridades informativas no acompanhamento dessa visita presidencial se centrem em questões da actualidade e da agenda e menos nos problemas, dificuldades ou na realidade do local visitado. Por isso não atribuo grande importância, excessiva importância, a estes acontecimentos. Eles vêm rapidamente e desaparecem ainda mais rapidamente.

Aliás, alguém se lembra onde decorreram, as comemorações do 10 de Junho nos últimos anos e o que foi dito nos discursos oficiais?

Este modelo de comemorações do 10 de Junho - que passou de Dia de Portugal a Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - surgiu através de uma iniciativa legislativa aprovada em 1977. Três anos depois, em 1980 na Guarda, coube a Ramalho Eanes inaugurar este modelo de comemorações descentralizadas que foram sendo ajustadas ao longo dos anos.

Frases que ficam

- Albuquerque pede ajuda a Marcelo no desbloqueio de dossiers com a República

- Marcelo não se compromete com Albuquerque

- Marcelo valoriza "tensão criativa" nas reivindicações das Regiões autónomas

- Marcelo diz que o relacionamento entre a República e a Região mudou "imenso"

- Marcelo e Albuquerque vão falar de revisão constitucional e de transferência de verbas

- Marcelo Rebelo de Sousa diz que a conversa que manteve num almoço privado com Miguel Albuquerque foi “muito rica, muito variada"

- Título do DN-Madeira: Albuquerque entende-se com Costa - Presidente do GRM revela abertura da República para resolver os dossiers pendentes. Marcelo assume papel mediador nas reivindicações das Regiões (LFM)

Sem comentários: