quarta-feira, junho 02, 2021

Mais de metade dos europeus quer substituir deputados por algoritmos de inteligência artificial

 

Um estudo do ‘IE University’s Center for the Governance of Change’ concluiu que mais de metade dos europeus, cerca de 51%, gostava que alguns dos seus deputados fossem substituídos por algoritmos, avança a ‘CNBC’. A equipa de investigadores perguntou a 2.769 pessoas de 11 países de todo o mundo como se sentiriam em relação à redução do número de deputados nacionais no seu país, que seriam substituídos por algoritmos de Inteligência Artificial (IA). Os resultados mostraram que, apesar das limitações claras e óbvias da IA, 51% dos europeus disseram ser a favor de tal movimento.

Oscar Jonsson, diretor académico do instituto responsável pela pesquisa e um dos principais autores do relatório, disse à CNBC que houve um “declínio de décadas da crença na democracia como forma de gestão de um país”. As razões provavelmente estão ligadas ao aumento da polarização política e a uma fragmentação de informações, disse. “A perceção de todos é que a política está a piorar e, obviamente, os políticos estão a ser culpados por isso, então acho que (o relatório) capta o espírito geral”, disse Jonsson.

O estudo descobriu ainda que a ideia era particularmente popular em Espanha, onde 66% das pessoas inquiridas a apoiavam, bem como em Itália, cujo apoio foi de 59% dos participantes e na Estónia, onde 56% se mostraram a favor. Mas nem todos os países gostam da ideia de entregar o controlo às máquinas. Do lado oposto, no Reino Unido, 69% das pessoas disseram ser contra a ideia, uma percentagem que desce para 56% na Holanda e para 54% na Alemanha.

As opiniões também variam por geração, com as pessoas mais jovens a mostrar-se significativamente mais abertas à ideia. Mais de 60% dos europeus com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos e 56% daqueles entre os 34 e os 44 anos apoiaram a ideia, ao passo que a maioria dos inquiridos com mais de 55 anos se mostrou contra (Multinews, texto da jornalista Simone Silva)

Sem comentários: