quarta-feira, novembro 14, 2012

Principais notícias em destaque nos noticiários da televisão

A necessidade de cortes estruturais na despesa pública, com vista à sua sustentabilidade, foram os temas em destaque na última semana, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.A necessidade de cortes estruturais na despesa pública para garantir a sua sustentabilidade, assim como os cortes da despesa previstos para o Orçamento de Estado para 2013, foram os temas em destaque na última semana. O Primeiro-ministro, Passos Coelho e António José Seguro, líder do PS encontraram-se, numa tentativa de entendimento que permita um amplo consenso político, mas sem resultado. Discutiu-se a viabilidade de uma reforma sem alterações à Constituição, assim como se a austeridade imposta pela Troika será a única opção, perante um quadro europeu de quebra de crescimento económico. O serviço Telenews registou 161 notícias e 5 horas e meia de emissão relativamente a esta temática. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 55 notícias sobre o tema.
O mau tempo que se abateu sobre a ilha da Madeira e no Algarve na última semana. As imagens de destruição vindas da ilha da Madeira repetiram-se. O norte da ilha foi palco da destruição provocada pela chuva forte. No Algarve, Quarteira e Vila Real de Santo António foram palco de cheias que provocaram apenas danos materiais. O serviço Telenews registou 94 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 37 notícias emitidas. A crise europeia e a resposta política, económica e social da Europa, estiveram em discussão a propósito da visita da Chanceler Angela Merkel a Portugal, na próxima semana. As iniciativas de manifestações de protesto de várias organizações, assim como a avaliação da relação Luso-Alemã foram assuntos em destaque. O serviço Telenews registou 88 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora de emissão e 27 notícias emitidas.
Notícias de abertura
Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que a discussão acerca dos cortes da despesa Pública, e se estes terão a colaboração e acordo do PS de António José Seguro, foi notícia de abertura em 21% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.
Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa (fonte: Marktest.com, Novembro de 2012)