quinta-feira, novembro 22, 2012

RTP: trabalhadores querem apurar responsabilidades políticas após demissão de Nuno Santos

Segundo o site da RTP, "a Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP quer que sejam apuradas eventuais responsabilidades políticas no caso do visionamento das gravações da manifestação junto à Assembleia da República nas instalações da empresa, uma vez que elas consubstanciam, no seu entender, uma violação da lei. "Não pode tolerar-se que homens de mão do ministro [Miguel Macedo] entrem na televisão pública como numa quinta sua, sem mandado judicial, para visionar e requerer cópias de imagens destinadas exclusivamente ao trabalho jornalístico", diz um comunicado da CT distribuído ao princípio da tarde. No comunicado, a CT da RTP diz que "não pode tolerar-se que Miguel Macedo, para efeitos da propaganda do Governo, induza ao crime com pedidos de imagens que pressupõem uma violação da legalidade pela RTP" e acusa também Miguel Relvas, ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, pelo seu silêncio neste caso: "Não pode tolerar-se um Ministério da tutela que tolera toda esta intromissão e dela se faz cúmplice, por ação ou omissão."
Segundo relata o comunicado, a Comissão de Trabalhadores terá insistido "do primeiro ao último instante para que fosse esclarecida toda esta história nebulosa". E diz ainda que "a cada passo que dava dentro da RTP, o pedido governamental tropeçava na resistência dos trabalhadores". Por este motivo, a CT diz que "o ministro Miguel Macedo deverá saber que nem nós somos figurantes da sua encenação, nem a RTP é uma manifestação onde possa colocar impunemente os seus peões infiltrados".
Já esta manhã, no final do Conselho de Ministros, o ministro Miguel Relvas foi categórico: "Nem eu nem o senhor ministro da Administração Interna tivemos qualquer intervenção nesse processo". Sendo assim, fica por esclarecer quem terá autorizado a deslocação de elementos das autoridades às instalações da RTP para fazer o visionamento dessas imagens. O Conselho de Administração (CA) da empresa, que prometeu um inquérito interno, não tem dúvidas de que esse visionamento aconteceu: "Responsáveis da Direção de Informação facultaram a elementos estranhos à empresa, nas instalações da RTP, a visualização de imagens dos incidentes verificados após a manifestação em frente à Assembleia da República, no dia da greve geral", diz o comunicado do CA ontem distribuído.
Diretor demissionário garante que imagens não saíram das instalações da RTP
Nuno Santos apresentou ontem o pedido de demissão do cargo de diretor de Informação da RTP. Em causa está o visionamento e a alegada cedência de imagens da manifestação do passado dia 14 de novembro, frente ao Parlamento, a elementos estranhos à empresa. O diretor demissionário afirmou já que "nenhuma imagem saiu das instalações da RTP" e que não teve "qualquer intervenção direta" ou autorizou "de forma expressa ou velada a cópia de quaisquer imagens".  Manifestando-se "surpreendido" com a demissão, o Conselho de Redação já condenou "qualquer cópia de brutos de imagens jornalísticas não editadas". Em declarações à agência Lusa, o diretor-adjunto Vítor Gonçalves alegou que o pedido para a cópia de imagens "foi feito de forma transparente, através dos meios normais, seguindo o protocolo das normas internas": "Os DVD foram feitos, mas não foram para lado nenhum. Houve alguém que achou que eram para a polícia, mas não é verdade. Estou a dar a minha palavra que aquilo não saiu e não vai sair. Era muito grave se saísse". Camilo de Azevedo afirmaria, por seu turno, à Lusa que a explicação dada pela Direção de Informação, "no limite, justificava a gravação das imagens de uma cassete". "E as outras? Para que é que a DI quis duas horas e 45 minutos de gravações, de cinco equipas de reportagem ao longo da tarde, se o que lhe interessava era fazer prova de um momento que demorou apenas alguns minutos?", questionou o porta-voz da Comissão de Trabalhadores. "Quem pediu este trabalho? Quem visualizou e apontou nas cassetes o momento a partir do qual queria a gravação? Para quem foram os DVD?" (caricatura de Henrique Monteiro, em Henricartoon)