quarta-feira, agosto 13, 2025

Homens em topless é um "comportamento indecente": popular destino de França reprime visitantes "seminus"

Cidade turística francesa de Les Sables d'Olonne, situada na região de Vendée reprime visitantes "seminus". É uma regra básica de higiene. Nas ruas, sim, mas também nos mercados e nas lojas. Agora pede-se à polícia que cumpra a ordem. Uma cidade turística francesa introduziu multas para as pessoas que andam de topless ou de fato de banho em qualquer lugar que não seja a praia.

As autoridades de Les Sables d'Olonne, situada na região de Vendée, na costa atlântica de França, anunciaram multas até 150 euros para quem andar pela cidade "seminu", de acordo com uma publicação no Facebook do presidente da câmara, Yannick Moreau. Queixando-se contra os homens em topless, Moreau criticou o “comportamento indecente”. “É uma questão de respeito pelos habitantes locais, que não querem pessoas a vaguear pela cidade seminuas”, escreveu. “É também uma regra de higiene básica nos nossos mercados, lojas e ruas”, acrescentou Moreau, que instou a polícia local a garantir que a regra é cumprida.

“Se quiser exibir os seus peitorais e os seus melhores calções de banho em Les Sables d’Olonne, há 11 quilómetros de praia à sua disposição”, disse. A publicação de Moreau foi acompanhada pela imagem de um cartaz que anunciava a multa, juntamente com o slogan “Em Les Sables d’Olonne, o respeito não vai de férias”. A mudança parece ter sido bem recebida, com muitos utilizadores do Facebook a deixarem comentários positivos na publicação do autarca.

"Obrigado, presidente da Câmara. Acho isto completamente intolerável", escreveu Dominique Camio-Martial. Claire Gourlaouen acrescentou: “Os meus pais são lojistas, às vezes pedem às pessoas para se vestirem.” No entanto, alguns sugeriram que há coisas mais importantes com que se preocupar, como lidar com o crime. Les Sables d'Olonne é a mais recente de uma série de cidades francesas que estão a reprimir o que é visto como um comportamento desrespeitoso. Em Arcachon, outro local turístico popular na costa oeste, as autoridades introduziram também uma multa de 150 euros para quem andar pela cidade sem roupa.

No sul do país, a cidade de La Grande-Motte introduziu também uma multa de 150 euros para roupas escassas em qualquer parte da cidade que não seja a praia ou o seu passeio marítimo. E não é só a França que está a tentar melhorar o comportamento dos visitantes. Em 2023, as autoridades da cidade espanhola de Málaga anunciaram que qualquer pessoa vista na rua ou em espaços públicos sem roupa ou vestindo apenas roupa interior estaria sujeita a uma multa até 750 euros (874 dólares). E em setembro do ano passado, a câmara municipal colocou outdoors com o objetivo de educar os turistas sobre o comportamento adequado durante a visita, incluindo um que os faz lembrar de usar roupa (CNN- Portugal, texto do jornalista da CNN-Internacional, Jack Guy)

Sem comentários: