sexta-feira, agosto 29, 2025

Curiosidades: William Wallace, o heróico escocês

Em 23 de agosto de 1305, foi executado William Wallace, o heróico escocês que, diante da ocupação inglesa, levantou-se em armas, conseguindo durante vários anos colocar em xeque as forças invasoras ao grito de "alba gu bràth" (Escócia para sempre). Pertencente a uma influente família local, ele havia adquirido um profundo senso moral de liberdade por meio da leitura de autores clássicos latinos, inspirando-se assim a lutar anos mais tarde contra os ingleses.

O acontecimento que provocou o levante de Wallace foi a execução de Marian Braidfute, que havia se tornado recentemente sua esposa. Com o sangue em ebulição, ele organizou um pequeno exército de camponeses com o qual, de forma impressionante, obteve várias vitórias.

Seu nome e sua popularidade cresciam como espuma, à medida que mais seguidores se uniam à sua causa. Em Stirling, derrotou o numeroso exército invasor numa batalha encarniçada. No entanto, seu sucesso foi breve. Após ser vencido em Falkirk pelo armamento moderno dos ingleses, diversos nobres escoceses se retiraram da luta e assinaram a paz com o rei Eduardo da Inglaterra.

Wallace persistiu na rebelião e buscou apoio na França e na Noruega, mas teve seu pedido negado. Decidiu então continuar com seus próprios recursos. Sua cabeça já tinha um alto preço, e evitar a captura tornava-se cada vez mais difícil, foi então que um de seus antigos aliados o traiu. Sua execução foi marcada por um ódio inimaginável. Chamado de encarnação do mal, acusado de ser mais cruel que Herodes e mais louco que Nero, Wallace foi arrastado pelas ruas de Londres amarrado pelos pés a um cavalo, depois enforcado.

Sem deixá-lo morrer, retiraram-lhe a corda do pescoço, amputaram seus genitais, e o estriparam, lançando seus órgãos ao fogo. Como ato final, foi decapitado e teve seus braços e pernas cortados, sendo estes enviados aos principais pontos da Inglaterra. Sua trágica morte inspiraria seus compatriotas, que se levantariam anos depois. Assim, William Wallace tornou-se símbolo da independência escocesa (fonte: Facebook, Presente do Grego)

Sem comentários: