domingo, setembro 10, 2023

Devemos estar preocupados com a covid-19?

- Vamos voltar a usar sempre máscara nas unidades de saúde?

Não. Os especialistas sublinham que a proteção tem de ser adaptada a cada situação. “A normalidade social mantém-se, não há razão para voltarmos às máscaras, mas é preciso continuar a proteger os mais frágeis e a manter a responsabilização individual”, explica José Artur Paiva, diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.

- Há hospitais onde o uso de máscara se manteve?

Sim. Sobretudo nos cuidados intensivos, onde estão os doentes críticos. “As máscaras usaram-se antes da pandemia e vão continuar a ser usadas, mediante os contextos epidemiológico, local e do doente”, afirma Filipe Froes, antigo coordenador do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19.

- O aumento de casos nos Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente preocupa?

“Estamos a assistir a um aumento da incidência, mas não há qualquer evidência de um aumento da gravidade. Só preocupa num contexto de fragilidade imunitária, por doença ou nos grandes idosos”, garante José Artur Paiva. É por isso que a OMS já alertou para mais mortes. “A maior incidência resulta da Jornada Mundial da Juventude, festivais e aglomerados de verão, novas mutações do vírus e diminuição da imunidade”, explica o pneumologista Filipe Froes. “É a prova de que o vírus ainda não atingiu a sazonalidade”, avisa.

- Quais são as novas regras nos Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente?

Os visitantes a internados têm de usar máscara e higienizar as mãos e as visitas são limitadas a duas pessoas por dia, sem presença simultânea. Nos internamentos, os profissionais são igualmente obrigados a proteção facial quando prestam cuidados.

- Há uma nova vacina. Devemos ser vacinados?

A vacinação destina-se a pessoas com mais de 60 anos ou com fatores de risco (Expresso, texto da jornalista VERA LÚCIA ARREIGOSO)

Sem comentários: