domingo, abril 17, 2022

Ridícula ingerência ucraniana: Embaixador expressa satisfação ao Vaticano por alteração na Via Sacra

O embaixador ucraniano na Santa Sé, Andrii Yurash, expressou hoje ao secretário de Estado do Vaticano a sua satisfação pela mudança realizada numa das estações da Via Sacra, que decorreu na sexta-feira no Coliseu de Roma. Antes da cerimónia religiosa, gerou desconforto o facto de, na XIII estação da Via Sacra, estar previsto que a cruz fosse transportada por duas amigas, uma enfermeira ucraniana e uma estudante russa. Na noite de sexta-feira, a cruz foi transportada pelas duas mulheres conforme estava previsto, mas, numa alteração do programa inicialmente divulgado pelo Vaticano, a meditação que deveria ser lida no momento foi eliminada e substituída por uma oração pela paz no mundo.

"Diante da morte, o silêncio é a palavra mais eloquente. Permaneçamos, portanto, em silêncio e em oração e que cada um, no seu coração, reze pela paz no mundo", exortou um dos oradores da cerimónia. Na rede social Twitter, o embaixador ucraniano deu hoje conta que se reuniu com o secretário de Estado Vaticano, Pietro Parolin.

"Além de apresentarmos muitos detalhes sobre a guerra, expressámos o nosso apreço pelas mudanças na Via Sacra de ontem, seguindo os pedidos da Ucrânia", escreveu Andrii Yurash. Cerca de 10.000 fiéis acolheram o Papa Francisco no Coliseu de Roma, onde presidiu à Via Sacra de Sexta-Feira Santa, após dois anos sem um dos mais seguidos ritos da Semana Santa, devido à pandemia de covid-19. Em 2020 e 2021, a Via Sacra -- ou Caminho da Cruz -- foi celebrada numa praça de São Pedro deserta por causa das restrições de combate ao coronavírus SARS-Cov-2 (Sapo)

Sem comentários: