sábado, abril 23, 2022

Estará Putin doente? Vídeo lança dúvidas sobre o estado de saúde do presidente russo


O estado de saúde de Vladimir Putin tem sido alvo de amplo debate, face à aparente fragilidade do presidente russo que tem sido associada a diversas patologias. No entanto, a aparição recente de Putin, numa reunião na passada quinta-feira, com o seu ministro da Defesa, Sergei Shoigu, levou muitas pessoas a voltar a questionar o estado atual de saúde do líder russo. O vídeo da reunião, assim como diversas imagens de Putin começaram a circular nas redes sociais. Embora o Kremlin tenha indicado que os dois se encontraram para discutir a estratégia militar da Rússia em Mariupol, a cidade portuária sitiada pelo exército russo e de posição estratégica na Rússia onde Putin declarou “sucesso”, foi a figura física de Putin que mais chamou à atenção.

Nas imagens, Putin pode ser visto a segurar a mesa entre ele e Shoigu, assim como curvado na sua cadeira. Levantou-se a especulação de que Putin pode estar atravessar problemas de saúde, embora rumores tenham indicado, nos últimos meses, de que teria uma doença. No início de abril, o Kremlin negou que o presidente russo se tenha submetido a uma cirurgia relacionado com o cancro da tiroide, garantiu, a 1 de abril, o jornal russo ‘The Moscow Times’.

No mesmo dia, o jornal russo ‘Prokt’ publicou uma reportagem investigativa que afirmou que Putin é visto rotineiramente por uma equipa de médicos mas garantiu que dois especialistas em ouvido, nariz e garganta visitam Putin regularmente, assim como um cirurgião oncológico especializado em cancro da tiroide – o jornal alegou que Putin estava inclusive a usar terapias alternativas. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, classificou os rumores de cancro como “ficção e mentira”, negando enfaticamente que Putin estivesse com um cancro (Multinews, texto do jornalista Francisco Laranjeira)

Sem comentários: