sábado, abril 23, 2022

Moscovo admitiu morte de mais de 13 mil soldados russos e desaparecimento de outros sete mil. Mas depois apagou informação



A Rússia admitiu esta sexta-feira que mais de 13 mil soldados do seu exército tinham perdido a vida na guerra com a Ucrânia e que outros sete mil estavam desaparecidos. Contudo, as informações foram apagadas minutos depois. Segundo o ‘Nexta.tv’, o anúncio foi inicialmente feito pelo Ministério da Defesa de Moscovo e publicado no site de notícias Readovka, próximo do Kremlin. “13.414 soldados russos morreram na Ucrânia e outros sete mil estão desaparecidos”, lia-se.

No entanto, adianta o mesmo meio informativo, a publicação com estas informações foi rapidamente apagada e eliminada totalmente da Internet. O ‘Nexta.tv’ comprova estas informações anexando uma captura de ecrã do que seria a suposta publicação de Readovka, em que aparece a fotografia do porta-voz da defesa russo, Igor Koneshenkov.

Esta já não é a primeira que tal acontece, sendo que a Rússia tem omitido constantemente os números das suas baixas na guerra com a Ucrânia, ou mentido sobre os valores reais. Recorde-se que a Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de cinco milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU que refere tratar-se da pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945). A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo (Multinews, texto da jornalista Simone Silva)

Sem comentários: