domingo, abril 17, 2022

Tem bilhetes pendurados na TAP? Não é o único. Companhia deve 644 milhões a passageiros...


Cancelamentos de voos por causa da covid-19 adiaram milhares de bilhetes que já estavam pagos. Muitos desses passageiros não receberam o dinheiro de volta e ainda não usaram o crédito para voar. Dois anos depois do início da pandemia, créditos sobre a TAP ainda somam 644 milhões de euros São centenas de milhões de euros. A TAP recebeu o dinheiro dos passageiros mas, depois da catadupa de adiamentos e cancelamentos de voos causada pela pandemia, nem o devolveu, nem os voos foram entretanto realizados ou remarcados pelos passageiros.   Ao todo, os passageiros têm um crédito de 644 milhões de euros sobre a companhia, tal como consta nas suas contas de 2021, apresentadas esta semana. O valor sobe para os 685 milhões contando com as milhas do programa de fidelização TAP Miles&Go. O alerta, noticiado este sábado pelo jornal Eco, é dado pelos próprios auditores da PwC na sua avaliação ao relatório e contas da TAP.

O valor não é pequeno nem em termos absolutos, nem em termos relativos: representa praticamente metade dos rendimentos e ganhos operacionais de 2021, que ascenderam a 1,389 milhões de euros, “os quais correspondem, essencialmente, ao transporte de passageiros”. A situação não é de hoje nem é exclusiva da TAP, verificando-se em muitas companhias áreas internacionais: quando a pandemia começou, verificaram-se milhares de cancelamentos de voos, tendo as medidas de combate ao impacto da pandemia previsto, na Europa, a possibilidade de não devolução do dinheiro dos bilhetes pelas companhias, em troca de créditos e vouchers a usar no futuro. Se as companhias tivessem sido obrigadas a devolver o dinheiro, o impacto na tesouraria teria agravado riscos de falências. O problema, contudo, continua por resolver para milhares de passageiros que já pagaram por voos que não fizeram e até talvez já não queiram fazer. Mas terão de usar o crédito ainda disponível (CNN-Portugal)

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