sexta-feira, novembro 12, 2021

Legislativas: como foram eleitos os deputados em 2019

 

Este quadro mostra como foram eleitos os actuais 230 deputados ainda em funções na Assembleia da República. Não tenhamos ilusões: neste contexto da política nacional, os deputados da RAM nada significam, politicamente falando. 
A 30 de Janeiro vamos eleger uma AREP a pensar no quadro parlamentar pós-eleitoral e nos cenários subjacentes ao futuro governo de Portugal e não em deputados da Madeira ou de qualquer outra região.
Considero que as coligações pré-eleitorais para eleições legislativas nacionais, e que no caso da Madeira são uma novidade, uma desnecessidade, se quiserem um embuste que esconde o receio de obterem resultados negativos, sobretudo o CDS que em meu entender é o partido que corre mais riscos como o mostram as sondagens.
Repito, estou a falar de eleições legislativas nacionais, não de autárquicas porque nestas o perfil dos candidatos e o facto de estarem no poder são itens que funcionam como uma mais-valia em qualquer corrida eleitoral, propiciando uma ideia errada da realidade eleitoral numa freguesia ou num concelho. Sem cair no erro de generalizar e afirmar que esses itens, por si só sejam garantia de sucesso nas urnas (LFM)

Sem comentários: