segunda-feira, novembro 29, 2021

SNS perdeu mais de 400 médicos desde o fim do estado de emergência. Dinheiro não foi a única razão para as saídas

Cerca de 404 médicos saíram dos hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde que terminou o último estado de emergência, a 1 de maio de 2021, segundo dados facultados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), à ‘CNN Portugal’. Até essa altura, os médicos do setor público estavam proibidos de deixar o SNS, ao abrigo das leis do estado de emergência, mas assim que o regime deixou de vigorar, foram muitos os profissionais que rescindiram contrato. Assim, nos últimos seis meses, adianta a ‘CNN’, o Estado perdeu uma média de dois médicos por dia, muitos deles do departamento Medicina Interna, que lida de perto com a sobrecarga das urgências hospitalares, agravada pela pandemia de Covid-19.

O mês com maior número de pedidos para sair foi maio, com com 104 rescisões, segue-se depois julho com 78 saídas e setembro com 77, mostram os mesmos dados, que ainda não incluem o mês de novembro. Contudo, há já pedidos de saída pendentes nesse mês.

Mas se pensa que o único motivo para a saída destes profissionais foi o dinheiro, está enganado. A ‘CNN’ adianta que também a falta de condições e de profissionais, bem como o excesso de horas extra e o fraco investimento nos hospitais contribuíram para a decisão.

“Atualmente a disponibilidade dos serviços é nula, porque não há recursos humanos. O trabalho é mal pago; há trabalho não pago e descanso que não é devidamente gozado”, refere Catarina Mota, médica que vai deixar o Santa Maria, em Lisboa, à ‘CNN Portugal’.

A responsável acrescenta ainda que “fazemos muito mais horas que o que devíamos, com riscos: riscos para os doentes e para nós. Não conseguimos fazer o trabalho de cinco pessoas”, lamenta. Recorde-se que ainda na segunda-feira 10 chefes de urgência de cirurgia do mesmo hospital se demitiram, depois de terem ameaçado essa intenção numa carta enviada duas semanas antes de avançarem mesmo com a demissão (Multinews) 

Sem comentários: