sexta-feira, novembro 12, 2021

Nota: o medo que ignora a auto-flagelação eleitoral do PSD e do CDS...

Nestas legislativas nacionais, tanto o PSD-M como o CDS-M - e provavelmente os dois partidos nacionais - cometem um grave erro grave, ao formalizarem coligações pré-eleitorais, esvaziando o espaço dos eleitores que recusam votar nos dois partidos coligados.

Eu explico e julgo que as pessoas facilmente entendem o que quero dizer e dar-me-ão razão, até porque ninguém acredita que num país em crise social, política e económica como o nosso e onde os políticos nunca estiveram tão por baixo, o voto útil funcione a favor seja de quem for. Nem na esquerda, muito menos na direita.

Por que digo isto?

É sabido que uma importante mancha do chamado eleitorado flutuante - que vota sem compromissos decidindo em função de factos e de decisões tardias, muitas vezes tomadas à boca das urnas - acha que o PSD de Rio é algo "pró-socialista", ou seja, demasiado colado à esquerda, ao PS e a Costa.

Por isso não votam útil no PSD, antes faziam uma inflexão e acabavam por beneficiar o CDS que durante muito tempo, na RAM e no País, beneficiou desse voto útil em eleições legislativas nacionais. Sucede que com uma coligação à direita - que não existe à esquerda - quem não quer votar no PSD ou mesmo no CDS, fica com que alternativas? Votar no Chega ou na Iniciativa Liberal? E depois PSD e CDS lamentam-se que estes dois partidos lhes andam a "roubar" votos quando na realidade são eles que facilitam isso esvaziando a sua área eleitoral. Isto vem nos livros, não é uma coisa do outro mundo. É assim, uma realidade fatual.

O que ajuda o PSD e o CDS é que tanto o Chega como a IL em muitas regiões, incluindo na RAM, parecem ser partidos sem rua, porque vivem algo acomodados, dependentes da intriga nas redes sociais e do aproveitamento feito do espaço mediático quer lhes dão ou conquistam. Quando isso mudar pior será para PSD e CDS. Em Espanha o PP passou (passa) por isso e tem o extremista Vox a cerca de 3 ou 4% de distância! (LFM)

Sem comentários: