domingo, julho 03, 2022

PSD: Madeira, nem melhor nem pior

A Madeira não está hoje melhor representada só por que Pedro Calado está no Conselho Nacional integrando a lista de Montenegro e Miguel Albuquerque passa de Vice-Presidente a Presidente do Congresso. Nem está pior do que estava antes. Esta é a minha opinião.

Por acaso já tiveram a preocupação de ver a evolução da representação do PSD-M nos órgãos nacionais do partido ao longo dos anos? E por acaso conhecem as normas estatutárias que protegem as estruturas regionais insulares do PSD em termos da presença na Comissão Política Nacional, por inerências ("Os Presidentes das Comissões Políticas Regionais dos Açores e da Madeira ou um representante de cada uma delas, pelas mesmas designadas, caso os respetivos Presidentes façam parte, por outro título, da CPN") dos Presidentes das Comissões Políticas Regionais das duas Regiões Autónomas? Se eles são membros da CPN por inerência o que a realidade mostra é que raramente algum dirigente das ilhas teve lugar de destaque nas CPN, por que na realidade é este o órgão do partido que dá maior visibilidade a quem delas faz parte. No tempo de AJJ raras vezes ele foi a reuniões daquele órgão partidário - contam-se pelos dedos de uma mão, julgo eu. Era quase sempre substituído por um dos deputados do PSD-M na Assembleia da República e algumas vezes por outro dirigente regional que se deslocava de propósito a Lisboa. Então façam esse levantamento e depois digam alguma coisinha... E nem falo de outros dirigentes regionais do PSD-M que ao longo dos anos fora, eleitos para o Conselho Nacional em listas que nada tinham a ver com a lista do líder nacional. Quanto a representações, sem ser em lugares de grande relevo, estamos falados. Ninguém descobriu a pólvora ou a roda este ano, no 40º Congresso do PSD. Era o que faltava!

Acresce que não dou valor nenhum a isto dos lugares nos órgãos nacionais do PSD, por que é tudo um negócio, de influências e de amiguismo. Portanto o que vier será bom para alguns "egos" mais ou menos inchados, mas depois volta tudo ao mesmo. Porque a importância dessas coisas morre no dia em que os Congressos acabam, porque a realidade é uma e apenas uma: o poder está onde sempre está nestes casos, na CPN do PSD e em mais lado nenhum, mesmo que o Conselho Nacional seja um órgão importante estatutariamente.

Lembro que no penúltimo Congresso, o 39º realizado em Santa Maria da Feira, Paulo Mota Pinto foi eleito Presidente da Mesa do Congresso, tendo como Vice-Presidente José Manuel Bolieiro (Presidente do Governo Regional dos Açores) e Miguel Albuquerque (Presidente do Governo Regional da Madeira). Para o Conselho Nacional na lista de Rui Rio, se bem me recordo Pedro Calado era o 3º dessa lista.

Lembrando…

Já agora lembro que no XX Congresso do PSD - Tavira, Pavilhão Gimnodesportivo, abril de 1998, Alberto João Jardim foi eleito Presidente da Mesa do Congresso da qual tinha sido várias vezes seu Vice-Presidente. Neste Congresso, Mota Amaral foi eleito Presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD. Marcelo Rebelo de Sousa era o líder nacional do PSD. Já no XXVII Congresso do PSD - Pombal, Pavilhão Expo Centro, abril de 2005, Guilherme Silva foi eleito Presidente do Conselho de Jurisdição Nacional. Guilherme Silva voltou a manter-se no cargo no XXIX Congresso do PSD - Póvoa do Varzim, Pavilhão Municipal, maio de 2006 (LFM)

Sem comentários: