sábado, julho 02, 2022

Nota: eu não gosto de Montenegro, mas agora isso deixa de ser importante

Eu não gosto de Luis Montenegro.

Não gosto por causa das suas ligações a Passos Coelho e por ter sido um dos principais protagonistas do "passismo" o período mais negro do PSD e que viria a estar origem do actual estado de coisas, a desgraça à vista de todos por que os eleitores felizmente não têm memória curta.

Não gosto de Luis Montenegro também pela intransigência fundamentalista exibida na perseguição que fez aos deputados da Madeira por causa das votações do OE, tudo isto na altura em que era líder parlamentar, chegando mesmo a exigir que Guilherme Silva fosse afastado ou se afastasse da vice-presidência da Assembleia da República.

Não gosto e ponto final.

Por isso não votei nele nas "directas", nunca votaria nele. Mas aceito o veredicto dos militantes desesperados com o estado as que chegou o PSD nacional. Ou seja, para bem ou para mal, Montenegro é o novo lider do PSD e por isso tenho que aceitar que seja também o meu líder. Porque isto dos partidos, mesmo que por vezes pareça até pior, não é como os clubes de futebol onde até se muda de camisola por qualquer minudência.

Mas olhando para o estado em que se encontra o PSD - que precisa de urgente reforma interna e funcional, precisa de modernizar-se, precisa de ter uma outra forma de comunicar com o seu universo de militantes e simpatizantes e com os portugueses em geral, precisa de ser capaz de definir as suas prioridades e de marcar de forma inequívoca o seu espaço político próprio, que não se pode confundir com o que o PS de Costa ocupa - completamente vazio de ideias, sem dinâmica, sem confiança, sem unidade, sem esperança, tudo o que contribui para que eu não goste de Montenegro, passa para um plano secundário, em detrimento daquilo que são as prioridades óbvias do universo social-democratas.

E o PSD de Montenegro tem que estar preparado, empenhado, unido e confiante, por que mesmo com uma maioria absoluta parlamentar existem indicadores concretos de que esta Legislatura da Assembleia da República pode não chegar ao fim, o que faz com que Montenegro até corra o risco de ir a eleições e de as vencer, se for capaz de convencer os portugueses e se lhes mostrar que hoje nada tem a ver com essa página negro do "passismo" que quase afundou o PSD (LFM)

Sem comentários: