sábado, novembro 06, 2021

Portugal é um dos países da UE onde a extrema-direita mais subiu, aponta estudo



Portugal foi um dos países europeus no qual a popularidade dos partidos de extrema-direita mais cresceu no espaço da União Europeia, de acordo com dados da pesquisa compilados pela ‘Europe Elects’, uma start-up com sede na Alemanha que agrega os resultados de analistas que operam em toda a União Europeia, publicado esta sexta-feira pela ‘Bloomberg’. O apoio dos eleitores aos partidos populistas aumentou em três dos 27 Estados-membros da União Europeia e caiu em 10 no mês passado.

O estudo aponta que a popularidade dos partidos de extrema-direita cresceu na Holanda, Portugal e Chipre e caiu na Estónia, França, Eslovénia, Letónia, Dinamarca, Itália e Polónia. O maior aumento, 2,0 pontos percentuais, foi registrado na Holanda, e a maior queda, 0,8 ponto, na Estónia.

Já no lado oposto do espectro político, as forças da extrema-esquerda subiram na Holanda, Espanha e Dinamarca e caíram na França, Grécia, Portugal, Irlanda e Chipre. A Holanda, com um crescimento de 0,5 pontos percentuais, lidera a lista de subidas, ao passo que França, com uma queda de 1,9 pontos. Os partidos do eurocéticos melhoraram os seus resultados nas pesquisas na Holanda, Espanha e Finlândia e caíram na França, Grécia, Estónia, Eslovénia, Irlanda, Portugal, Itália, Polónia e Suécia (Multinews, texto do jornalista Francisco Laranjeira)

Sem comentários: