quarta-feira, novembro 10, 2021

ERSE: Portugal tem a 5.ª gasolina mais cara da UE. Impostos valem quase 60%



A ERSE-Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos publicou o Boletim Preços UE-27 dos Combustíveis relativo ao terceiro trimestre de 2021. No que diz respeito à gasolina 95 simples, o Preço Médio de Venda (PMV) sem impostos da nos 27 estados-membros da União Europeia aumentou 5,4 cêntimos por litro do segundo para o terceiro trimestre.

Portugal praticou um preço médio de venda sem impostos mais baixo do que em Espanha. “A carga fiscal aplicada em Portugal (59%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica”, informa a entidade reguladora em comunicado. Os preços praticados no nosso país são mais elevados do que a média europeia, situando-se na 5.ª posição dos países com preços mais altos.


Também no gasóleo simples, o preço médio de venda sem impostos do gasóleo na EU aumentou 5 cêntimos por litro do segundo para o terceiro trimestre. “O peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cêntimos por litro mais altos do que em Espanha. Sem impostos, os preços médios nacionais encontram-se alinhados aos do país vizinho”, conclui a ERSE.

O preço médio de venda nacional situou-se acima dos valores médios da UE, atribuindo a Portugal o 6.º lugar dos preços mais altos. Sem impostos, os preços sobem quatro posições no ranking UE.


Por outro lado, os preços médios de venda do GPL foram mais baixos do que os praticados em Espanha. Comparado com o valor médio da UE, o preço médio nacional foi 4 cêntimos por litro superior. Contudo, excluindo impostos, os preços nacionais situaram-se 4 cêntimos abaixo da média europeia (Multinews, texto da jornalista Andreia Félix Coelho)

Sem comentários: