sábado, novembro 13, 2021

Lufthansa já não deve nada ao Estado alemão

A transportadora aérea pagou esta sexta-feira a última tranche dos empréstimos que Berlim fez durante a crise pandémica. A Lufthansa anunciou esta sexta-feira que pagou a última tranche do empréstimo que o Estado alemão concedeu à companhia aérea em 2020. O governo alemão poderá assim vender a participação de 14% que assumiu na transportadora num prazo que não deverá ultrapassar outubro de 2023.

O pagamento foi feito "muito antes do previsto", assinala a Lufthansa em comunicado, graças à recuperação da atividade durante o ano de 2021 e ao sucesso do aumento de capital conduzido em setembro e outubro deste ano. A liquidação antecipada ao Fundo de Estabilização Económica da Alemanha - que pôs ao dispor da empresa 9 mil milhões de euros, tendo recorrido a 3,8 mil milhões de euros - deve-se "principalmente pelo aumento de procura de viagens aéreas, pela rapidez da reestruturação e transformação do grupo Lufthansa e pela confiança dos mercados de capital na empresa", lê-se no comunicado.

A Lufthansa pagou o empréstimo de mil milhões de euros ao fundo relativo à segunda participação passiva assumida pelo Estado alemão - em que este entrou no capital da empresa mas sem assumir responsabilidades perante outros credores - esta sexta-feira. Já em outubro a transportadora liquidara a primeira participação passiva, num montante de 1,5 mil milhões de euros. E em Fevereiro pagara o crédito de mil milhões de euros ao banco de fomento alemão KfW. "O que significa que todos os empréstimos do Estado alemão e participações passivas, incluindo juros, já foram todos pagos", segundo a empresa (Expresso, texto do jornalista Pedro Carreira Garcia)

Sem comentários: