sábado, novembro 20, 2021

Madeira: o problema do centro-direita é a perda de votos nas urnas

O principal problema dos chamados partidos de centro-direita (CDS e PSD) na Madeira - e não incluo neste levantamento as votações do IL ou do Chega por serem partidos recentes - tem a ver com uma questão concreta que estes dados confirmam: a perda de votos em contraste com os ganhos dos chamados partidos da esquerda mais tradicional (PS,BE e PCP).

Por exemplo, no caso das regionais - às quais apenas podem concorrer listas de partidos - verifica-se que considerando os dados de 2011, 2015 e 2019, o somatório dos votos do PSD e do CDS mostra que naquele período os dois partidos terão perdido quase 29 mil eleitores, considerando os melhor e pior resultado daqueles três actos eleitorais. Ao invés, os partidos da esquerda (ressalvando a coligação do PS nas regionais de 2015 mas que pouca influência tem nestes dados), aumentaram 31.270 votos.




No caso das legislativas nacionais, onde também apenas concorrem listas de partidos, nunca se registaram coligações - no caso do PSD e do CDS. Contudo, entre 2011 e 2019 constata-se que os dois partidos perdem quase 32 mil votos entre o pior e o melhor resultado nos três actos eleitorais seleccionados, contrastando com os quase mais 22 mil votos que a esquerda (PS, PCP e Bloco) "ganha" naquele período comparativo.

Finalmente, no caso das autárquicas é quase impossível fazer esse trabalho comparativo, na medida em que podem concorrer listas de cidadãos fora do controlo dos partidos, que nalgumas situações nem concorrem a estas eleições, além de que muitas vezes se existem coligações ao nivel de freguesias ou de concelhos isoladamente.

Mesmo assim, e tentando manter a mesma linha de pensamento - mas ressalvando que em todas as eleições autárquicas (2013 a 2021) tivemos listas de cidadãos e coligações - podemos admitir que entre 209 e 2021 PSD e CDS terão perdido cerca de 19 mil votos contrastando com os 9.900 votos que a chamada esquerda terá ganho a seu favor. Mas não usemos as Autárquicas para uma comparação mais rigorosa (LFM)

Sem comentários: