quarta-feira, novembro 17, 2021

Nota: depois da coligação imposta, outro mistério, o 5º lugar do CDS!



O líder do PSD-M afirmou o tem em Santana (foi por causa disso?), segundo li na imprensa, que o CDS ia em 5º lugar na lista de candidatos a São Bento, numa coligação da treta, porque com a aplicação do método de Hondt era esse o lugar que lhe cabia. Errado e falso. Presumo que mais uma vez o líder do PSD-M recebeu informações distorcias e manipuladas. O lugar do CDS-M, usando o método de Hondt e os resultados das legislativas de 2019 (só essas devem servir de referência e não outros truques) seria o 1º suplente! O que não ficava bem, nem justificava esta coligação da treta. Vamos a factos.

Nas legislativas de 2019 na Madeira o PSD totalizou 48.231 votos (37,2%) contra 7.852 votos do CDS (6,1%). Aplicando o método de Hondt a estes resultados constata-se que o CDS apenas teria lugar ao 7º lugar, ou seja, ao primeiro suplente da lista com 6 candidatos efectivos!

Dúvidas? Façam contas.

Se for o método de Hondt aplicado a resultados de eleições iguais - legislativas nacionais - então estamos perante uma primeira falsidade vendidas aos militantes do PSD-M. No caso das autárquicas não se consegue aplicar método de Hondt e quem disser que pode é um aldrabão! Mas se o truque fosse usar os resultados das regionais de 2019 - outra trafulhice porque são eleições diferentes - a constatação seria a mesma, a de que numa coligação da treta (imposta aos eleitores dos dois partidos pelas elites dirigentes), o CDS teria exactamente o mesmo lugar, o 7º numa lista de seis efectivos, ou seja, o 1º suplente. Para que a mentira não perdure e os políticos não percam a credibilidade junto dos eleitores, recomendo que alguém explicasse, direitinho,  direitinho, que raio de método de Hondt foi esse que dá o 5º lugar ao CDS na tal lista da coligação da treta. E recomendo ainda que as pessoas com responsabilidades abram os olhos para não inventarem nem serem enganadas neste processo. Uma pergunta inocente mas que acho que devia ser respondida: se Rui Barreto, por exemplo, aceitasse ser o nome indicado pelo CDS-M na lista, será que ele ia em 5º?! Qual a argumentação que então utilizariam? Tudo uma trapalhada e uma mediocridade argumentativa para enganar. E que tem tudo a ver com os nomes, esquecendo alguns que impõem escolhas que os nomes também dão e tiram votos. De que maneira!

As pessoas sabem que sou contra esta coligação, pela primeira vez na RAM, e que nela não votarei. Mas separado as duas coisas, o que eu penso e o que deve ser feito tomada a decisão de impor uma coligação, entendo que neste quadro o CDS nunca poderia ter menos que o 3º lugar na lista, ainda por cima, segundo li, quando a previsão é a de eleger 4 deputados, algo que é de "fundamental" importância para o futuro da Madeira e dos Madeirenses, kkkkk... (LFM)

Sem comentários: