quarta-feira, novembro 10, 2021

Covid-19: Pacientes vacinados estão a morrer devido à redução da imunidade, alerta especialista

Os pacientes mais vulneráveis ​​e idosos, que já foram vacinados contra a Covid-19, estão a morrer da doença, devido à redução da imunidade e da consequente eficácia das vacinas. O alerta foi dado por um especialista britânico à ‘BBC’. Sabe-se que os efeitos das vacinas contra o coronavírus diminuem cerca de cinco ou seis meses após a segunda dose, conforme descoberto em vários estudos durante a pandemia. Embora a maioria das pessoas que morrem com Covid-19 não estejam vacinadas, relatórios sugerem especial preocupação com internamentos e mortes em pessoas duplamente vacinadas, que aumentaram devido ao declínio da imunidade. Susan Hopkins, principal consultora médica da ‘Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido’, disse que se verificam mortes nos idosos, porque cerca de 5% não foram vacinados.

“Ainda estamos a registar mortes principalmente na população não vacinada, mas cada vez mais, por causa dos efeitos de diminuição do sistema imunológico, há também mortes no grupo vacinado”, sublinhou. A responsável acrescentou que a maioria das mortes acontece nas faixas etárias mais velhas, particularmente na faixa etária acima dos 70 anos, e também entre os clinicamente/extremamente vulneráveis ​​e naqueles com condições médicas subjacentes.

“Como mencionamos, os efeitos imunológicos diminuem e o que vemos é, especialmente nos grupos mais velhos ou vulneráveis, a  imunidade diminui mais”, explicou, citada pela ‘BBC’.

Contudo, adiantou ainda, “se é um jovem saudável de 30 anos, as duas doses vão protegê-lo por um período de tempo mais longo”. Ainda assim, “essas pessoas têm de tomar a terceira dose o mais rápido possível”, advertiu. Hopkins disse também que, embora a adesão às vacinas de reforço tenha sido “muito boa”, também tem sido mais lenta do que com as doses anteriores.

“Acho que pode dever-se ao facto de as pessoas pensarem que já estão protegidas, e é por isso que estamos a transmitir muitas mensagens de saúde pública sobre como é tão importante que avancem para a terceira dose”, alertou. A especialista acrescentou: “Sabemos que o vírus está a circular em níveis muito altos na nossa comunidade. Portanto, a menos que as pessoas sejam vacinadas, teremos um inverno longo e difícil” (Multinews texto da jornalista Simone Silva) 

Sem comentários: