sexta-feira, julho 23, 2021

Sondagem: Rio foi quem recuperou mais terreno mas o saldo continua negativo

 

Rui Rio foi o líder partidário que recuperou mais terreno, este mês, no barómetro da Aximage para o JN, DN e TSF. Mas ainda tem um saldo negativo de 18 pontos (diferença entre avaliações positivas e negativas). Ao contrário, António Costa acumula perdas significativas pela segunda vez consecutiva, mas mantém um saldo positivo de 11 pontos.

O secretário-geral do PS baixou para 41% nas avaliações positivas e uma das quedas mais significativas foi no segmento de eleitores socialistas, embora consiga 69%. O presidente do PSD subiu um ponto no que diz respeito às notas positivas, mas continua a ter dificuldades entre os eleitores sociais-democratas: são agora 37% os que elogiam a sua atuação (mais dois pontos do que em maio), mas 32% dão-lhe nota negativa. Para além de Costa, o único líder partidário em terreno positivo é Catarina Martins, ainda que seja por um escasso ponto. Mas também é relevante dizer que a bloquista é a segunda com mais avaliações positivas (31%).

Rejeição a Ventura

Ao contrário, André Ventura continua a destacar-se pela rejeição: 61% dos portugueses fazem uma avaliação negativa do seu percurso (menos um ponto do que em maio). O cenário é mais negativo nas mulheres (mais dez pontos que os homens) e nos que vivem na região do Porto (68%). A maior queda deste mês foi no entanto para João Cotrim de Figueiredo, do Iniciativa Liberal. A explicação poderá bem ser o controverso arraial de Santo António, em Lisboa, mesmo que isso não tenha tido influência na projeção eleitoral do partido. O liberal caiu sete pontos nas avaliações positivas e subiu 11 nas negativas.

Este mês estreia-se no barómetro Inês Sousa Real, recentemente eleita líder do PAN. O saldo é negativo (quatro pontos), mas consegue um terceiro lugar, atrás de António Costa e Catarina Martins. É entre os eleitores mais velhos que tem mais avaliações positivas  (Jornal de Notícias, texto do jornalista Rafael Barbosa)

Sem comentários: