quinta-feira, julho 01, 2021

Covid-19: Um em cada três doentes internados já tinha uma dose da vacina

 

Um cada três pacientes que se encontram internados nos hospitais portugueses devido à doença viral, recebeu pelo menos uma dose da vacina, avança o ‘Correio da Manhã’ (CM), que cita dados da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva. Segundo a mesma publicação, apesar de a primeira dose da vacina ter chegado a mais de cinco milhões de portugueses, numa altura em que já foram administradas cerca de oito milhões de doses, no total, o número de doentes internados continua a aumentar, com muitos já parcialmente vacinados, como mostram os dados.

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, considera que estes valores reforçam a “necessidade de cumprir as medidas de proteção coletiva, senão podemos atingir números de novos casos preocupantes”, afirmou, citado pelo ‘CM’. Para o responsável, cerca de meio ano depois de ter arrancado o processo de vacinação em Portugal, e numa altura e, que a variante Delta contribui para um disparar dos casos, pode afirmar-se que “as vacinas não são 100% eficazes”, motivo pelo qual “é necessário fazer o esquema de vacinação completo e o mais rapidamente possível”.

“Enquanto não for atingida a imunidade de grupo as pessoas têm de interiorizar que é necessário adotar a totalidade das medidas de proteção, mesmo as pessoas com o processo de vacinação concluído”, disse ao mesmo jornal. Sobre esta matéria, recorde-se, a ministra da saúde, Marta Temido, já tinha referido “esperar” que esta situação dos internamentos em pessoas vacinadas, não afete a confiança nos fármacos. Em declarações aos jornalistas a governante revelou que “as vacinas são efetivas, são seguras, mas não são um milagre”, e sublinhou que a sua efetividade poderá chegar aos 70% ou 80%, mas “há sempre uma margem de risco que as vacinas não evitam completamente”.

Para além disso, detalhou ainda, “é preciso ter a segunda dose da vacina tomada e esperar alguns dias para garantir a eficácia”, disse apelando a que a população tenha noção de que não está totalmente protegida apenas com uma dose. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, Portugal tem mais de metade da população vacinada, num total de 5.048.460 pessoas. Há 30% da população com a vacinação completa (2.854.857). Perto de oito milhões de vacinações (7.903.317) foram administradas desde 27 de dezembro de 2020 (Multinews)

Sem comentários: