domingo, julho 04, 2021

Nota: mas anda tudo a perder o tino?

Madeira permite entrada de pessoas inoculadas com qualquer vacina" (titulo de notícia). Por mim até podem autorizar "vacinados" com remédio para ratazanas. Estou-me nas tintas! O problema é que este desespero patético que por aí anda, vai ao ponto de agora permitirem vacinas não reconhecidas por entidades europeias competentes e cuja  eficácia é posta em causa nalguns países até que existam resultados seguros. Isto independentemente das guerras internacionais em torno dos preços das vacinas e dos lucros dos mamões que andam a ganhar milhares de milhões com seta pandemia de mer***.

Seria bom que esta doentia dependência do turismo,  este vale tudo, esta lógica de nos colocar a todos com o  "traseirinho virado para a lua", tudo em nome de uma economia que pode cair num precipício definitivo se houver algum sinal de descontrolo e agravamento da situação, não tivesse custos elevados. 

Afinal vale tudo? Até vacinas ainda sem efeito nenhum cientificamente comprovado? Ou aqueles lotes de vacinas usadas fora de prazo como aconteceu no Brasil? Ou as tais vacinas (made in India) deturpadas na sua composição e que alegadamente terão sido usadas na vacinação de milhões de ingleses? Tudo isso é válido?! Se os governantes ainda dessem o exemplo e fossem vacinados com essas trampas russas, chinesas ou indianas que por aí andam, talvez as pessoas ainda se calassem. O problema é que sabemos que eles escolheram outras vacinas que não essas que a bandalheira desregulada agora tolera. É que se isto se agravar por culpa de decisões desesperadas e patéticas - dispensamos hipotéticos iluminados da treta que na RAM acham que sabem mais de vacinas que os reguladores europeus competentes - alguém vai ter que assumir responsabilidades pelo que ocorrer. Mas vai mesmo! Por este andar, aqueles cidadãos que no Brasil e noutros países foram apanhados a serem vacinados com...água, ainda vão pode entrar! (LFM)

Nota: E já agora o Certificado Europeu de Vacinação é emitido para vacinas não aprovadas pelo regulador europeu?

***

Sputnik V, a vacina contra a covid-19 desejada por uns, desprezada por outros

É a vacina mais sensível em termos geopolíticos, para além das chinesas, que a Agência Europeia de Medicamentos tem de avaliar. Mas há muita vontade na UE que seja aprovada, incluindo de industriais e líderes de Governo (Público, Clara Barata, Março de 2021)

***

Covid-19: milhares de pessoas no Brasil tomaram vacina fora do prazo de validade

Até o dia 19 de Junho, as vacinas com o prazo de validade expirado tinham sido utilizadas em 1532 municípios brasileiros (Estêvão Gamba e Sabine Righetti, Publico e Folha de S.Paulo, Julho de 2021)

***

Milhões de britânicos vacinados com AstraZeneca em risco de exclusão pela UE

Em causa está a vacinação com fármaco da AstraZeneca produzido na Índia. A Comissão Europeia explica que a decisão de reconhecer esta vacina na União Europeia cabe aos Estados-membros, já que esta versão não foi aprovada pelo regulador europeu (Lusa, Julho de 2021)

Sem comentários: