quinta-feira, novembro 08, 2012

Parlamento açoriano presidido pela primeira vez por uma mulher

Segundo o Correio dos Açores, “pela primeira vez na história da autonomia, uma mulher foi eleita Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Ana Luís foi o nome proposto pela maioria socialista para substituir Francisco Coelho no cargo e foi eleita com 43 votos a favor, 13 contra e uma abstenção. A economista, de 36 anos, presidia à SPRHI-Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infraestruturas, até à altura da indigitação como deputada. Depois de tomar lugar de Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Ana Luís agradeceu a confiança que nela depositaram e assumiu o compromisso de “trabalho, dedicação e empenho para honrar o lugar e dignificar a casa maior da autonomia açoriana”. No encerramento dos trabalhos Ana Luís deixou ainda a intenção de exercer as novas funções com “todo o rigor e isenção”. Além do nome de Ana Luís para presidir à Assembleia Regional, foram ainda eleitos Vice-Presidente do Parlamento Ricardo Cabral, por sugestão do Partido Socialista, com 43 votos a favor, 10 contra e 3 abstenções, e Berta Cabral, por sugestão do Partido Social Democrata, com 31 votos a favor, 13 contra e 12 abstenções. Como Secretários foram eleitos a socialista Bárbara Chaves, com 46 votos a favor, 9 contra e 1 abstenção, e o social democrata Valdomiro Vasconcelos, com 31 voto a favor, 11 contra e 14 abstenções. Além de Ana Luís, que pela primeira vez toma assento no Parlamento regional, foram muitas as caras novas que ontem tomaram posse de entre os 57 deputados eleitos nas últimas eleições regionais dando início à X legislatura. No entanto, sendo proposto pela maioria socialista o nome de Ana Luís para presidente da Assembleia Regional não foi muito do agrado dos partidos que integram o Parlamento açoriano, assumindo os partidos da oposição desconhecer o trabalho feito pela ex-presidente da SPRHI.
Caras novas no Parlamento dos Açores
Entre os 57 deputados da Assembleia Legislativa dos Açores que ontem tomaram posse há alguns que se estreiam na Assembleia Legislativa Regional dos Açores incluindo, na mesma bancada, pessoas que lutavam por objectivos diferentes antes de assumirem as novas funções. A renovação promovida nas listas de candidatos que o PS/Açores apresentou nas eleições regionais de 14 de Outubro levou para a bancada socialista, entre outras caras novas, Lara Martinho, ex-secretária-geral da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, e Graça Silva, coordenadora regional da CGTP nos Açores.

Apesar de uma defender até agora os interesses dos empresários e outra se notabilizar pela defesa dos direitos dos trabalhadores, ambas depositam grandes esperanças nesta experiência parlamentar, tendo em comum o desejo de contribuir para uma sociedade melhor.

“Acredito que posso contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da região”, afirmou Lara Martinho, 33 anos, eleita pelo círculo da Terceira, em declarações à Lusa.

Por seu lado, Graça Silva, 49 anos, eleita pelo círculo de S. Miguel, afirmou à Lusa que espera “poder dar continuidade ao trabalho desenvolvido em defesa dos direitos dos trabalhadores”, frisando que a experiência parlamentar será “um novo patamar para continuar o trabalho realizado”. As duas novas deputadas regionais socialistas esperam manter as ligações que as unem ao mundo empresarial, no caso de Lara Martinho, e aos sindicatos e representantes dos trabalhadores, no caso de Graça Silva, entendendo que esse relacionamento pode facilitar o seu desempenho no parlamento. “Conheço bem o mundo empresarial e os seus problemas, quero contribuir para criar medidas que ajudem as empresas, que estão numa situação muito difícil”, salientou a deputada da Terceira, para quem o crescimento da região tem que passar por um impulso da actividade empresarial. Por seu lado, Graça Silva frisou que pretende “dar um contributo para a satisfação das expectativas dos trabalhadores quanto à melhoria das suas condições de vida”, salientando que, apesar de “muito provavelmente” abandonar a liderança da CGTP/Açores a 20 de novembro, numa reunião onde estará em discussão o futuro da central sindical na região, não pretende perder as ligações com o mundo sindical e a defesa dos direitos dos trabalhadores. As duas deputadas estão ainda de acordo em rejeitar qualquer tipo de receio quanto à possibilidade de serem confrontadas no parlamento com a necessidade de defender posições que contrariem o que defendiam antes de assumir as novas funções, assegurando que lutarão sempre por aquilo em que acreditam. Lara Martinho e Graça Silva não são as únicas caras novas na bancada parlamentar do PS/Açores que ontem tomou posse, onde também se destaca Pedro Moura, ex-apresentador do programa da manhã na RTP/Açores. Na bancada parlamentar do PSD/Açores, também há caras novas, que incluem, entre outros, o empresário António Pedroso, eleito por S. Jorge, e Renato Cordeiro, um jovem agricultor de S. Miguel. O CDS-PP também tem um novo deputado, o professor universitário Francisco Silva”