sexta-feira, janeiro 01, 2021

Portugal é o quinto país da UE com mais polícia mas 30% estão atrás das secretárias

 


A nível europeu, Portugal ocupa o quinto lugar no ranking de países com mais polícias em termos relativos, contudo entre 20% a 30% dos elementos estão atrás de secretárias e longe das operações, de acordo com o ‘Jornal de Notícias’ (JN).Segundo a publicação, que analisou os dados do Pordata, no final de 2018 Portugal contava com mais de 450 polícias por cada cem mil habitantes, um valor que foi registado uma tendência crescente ao longo dos anos, sobretudo quando comparado com 1996, quando havia 434 polícias por cem mil habitantes). Os valores fazem com que o nosso país está em quinto lugar na União Europeia (UE), num ranking que tem como líder o Chipre, com 566 polícias por cem mil habitantes e que culmina com a Finlândia, na última posição, registando 139 elementos.

O presidente do Observatório da Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, António Nunes, considera que «estes números podem ser enganadores. Quando há polícias a entregar notificações, a trabalhar em oficinas e a emitir contraordenações, não se pode fazer uma comparação direta», afirma citado pelo JN. Segundo o responsável, Portugal até «teria um número suficiente» de polícias, desde que todos «desempenhassem uma função policial», algo que não se verifica, levando António Nunes a defender que «o modelo atual tem de ser repensado».

«Outros países já o fizeram, mas Portugal anda há dez anos a decidir se dever ter uma, duas ou mais polícias», afirma ao mesmo jornal. «Muitas vezes, andamos a fazer de carteiros e a entregar notificações (Executive Digest)

Sem comentários: