segunda-feira, julho 15, 2024

Sondagem: Ventura está no fundo, Montenegro no topo e Pedro Nuno no arame

André Ventura (Chega) continua a ser o líder partidário mais castigado pelos portugueses, registando 62% de avaliações negativas, com destaque para os mais velhos (77% dão-lhe nota negativa). No polo oposto continua Luís Montenegro (PSD), com 58% de avaliações positivas (66% entre os que têm 65 ou mais anos). De acordo com a sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF, só há mais três políticos no verde: Rui Rocha (IL), Rui Tavares (Livre) e Pedro Nuno Santos (PS).

Ventura pode ter recuperado a base eleitoral do Chega (depois da queda nas europeias, chegaria agora 17,5%), mas continua no vermelho quando se trata de avaliar as suas qualidades: acumula 62% de avaliações negativas e apenas 31% de notas positivas, o que resulta num saldo negativo (diferença entre avaliações positivas e negativas) de 31 pontos, o pior registo entre os nove líderes partidários. O líder da Direita radical “chumba” em todos os segmentos sociodemográficos da amostra. Só recebe conforto positivo dos que votam no Chega.

O salto de Rui Rocha

Bastante próximo do fundo da tabela continua o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, com um saldo negativo de 26 pontos. Mas há mais três líderes partidários no vermelho: Inês Sousa Real, do PAN (saldo negativo de nove pontos), Mariana Mortágua, do BE (sete pontos) e Nuno Melo, do CDS, que, apesar do saldo negativo de cinco pontos, teve uma evolução positiva.

Se é Luís Montenegro (PSD) quem está no topo desta tabela, foi Rui Rocha quem deu o maior salto de popularidade no último mês: o líder da Iniciativa Liberal tem agora um saldo positivo de 14 pontos e uma imagem particularmente favorável entre os homens, os mais jovens e os que residem na Região Norte, ultrapassando Rui Tavares (Livre) e Pedro Nuno Santos (PS).

O secretário-geral socialista mantém-se acima da linha de água por um escasso ponto (43% de avaliações positivas e 42% negativas) e está no vermelho em vários segmentos da amostra. Mantém o saldo positivo graças às mulheres (que dariam uma vitória confortável ao PS sobre a AD), aos mais velhos e, como seria de esperar, aos eleitores do PS, BE, CDU e Livre.

Tome nota

51%

Luís Montenegro (PSD) consegue saldo positivo em quase todos os segmentos. Até os eleitores socialistas parecem satisfeitos (51% de avaliações positivas). A exceção que confirma a regra são os eleitores da CDU.

46%

Rui Tavares (Livre) perdeu pontos, mas continua no verde. Nos segmentos sociodemográficos, a maior percentagem de positivas é em Lisboa (46%). Aqui só fica atrás de Montenegro e Pedro Nuno Santos.

38%

Nuno Melo continua no vermelho, mas está em maré alta. O seu melhor resultado nos segmentos sociodemográficos regista-se entre os mais jovens: consegue 38% de avaliações positivas (36% negativas) (Jornal de Notícias, texto do jornalista Rafael Barbosa)

Sem comentários: