quinta-feira, dezembro 16, 2021

EasyJet destrona a TAP na Madeira



O ano 2021 foi histórico para a EasyJet em Portugal, com a transportadora a tornar-se a número um na Madeira em termos de passageiros transportados no segundo semestre do ano e a passar a número dois no Porto. Até ao final do primeiro semestre a liderança no Funchal foi da TAP. A companhia aérea EasyJet ascendeu a número um na Madeira a partir do verão de 2021 em número de passageiros transportados, um mercado onde cresceu 46% face aos valores de 2019, avançou esta quarta-feira José Lopes, diretor geral da EasyJet Portugal, na apresentação do desempenho da companhia em 2021, numa conferência de imprensa no Funchal.

É “um momento histórico para a EasyJet”, sublinhou José Lopes, salientando que a companhia destronou a TAP, e é desde o verão a primeira companhia em passageiros transportados na Madeira. A multinacional britânica está a voar para o Funchal desde 2007. Face a 2019 a companhia cresceu 46%. Desde essa altura que se estrou no mercado madeirense, a EasyJet já transportou 5,7 milhões de passageiros, adiantou o responsável.

TAP TEVE A LIDERANÇA NO PRIMEIRO SEMESTRE

Em termos acumulados anuais, e de acordo com os dados da ANAC, o regulador do setor, disponíveis até ao momento, a TAP manteve a liderança no primeiro semestre no mercado madeirense. No primeiro trimestre a transportadora teve 38% dos passageiros transportados para o Funchal, contra 25% da Easyjet. Liderança que a transportadora portuguesa manteve no segundo trimestre, com 31% do mercado, contra 24% da companhia britânica. Já no terceiro trimestre houve uma inversão das posições: a EasyJet teve 21%, contra 20%.

Desde verão que a EasyJet está a liderar o transporte de passageiros para a Madeira, assegura José Lopes, em declarações ao Expresso. Uma trajetória que mantém desde julho até ao atual mês de dezembro em número de passageiros transportados. Terá de se aguardar pelo fim do ano para confirmar quem fica com a liderança da Madeira.

"Nos últimos seis meses estamos a voar mais 46% para a Madeira do que estávamos antes da pandemia. Somos a companhia líder no destino Porto-Funchal, e vamos reforçar esse crescimento. A pandemia transformou-se numa oportunidade para crescer na Madeira", explicou. No entanto, não está previsto, pelo menos para o curto prazo, a possibilidade de abertura de uma base na Madeira, como fez recentemente a Ryanair, que vai começar a voar no próximo verão. A EasyJet está “a posicionar-se estrategicamente para crescer em 2022” em Portugal, assegurou. Um caminho que segue a trajetória de 2021, frisou.

CRESCER EM PANDEMIA

"Em 2022 esperamos operar mais 8% da capacidade que tínhamos antes da pandemia: Será mais do dobro do que era em 2019. A EasyJet está a crescer em contraciclo com o mercado", adiantou José Lopes, mostrando-se confiante na recuperação do setor. E prosseguiu, dizendo que apesar de vivermos o período mais difícil da história da aviação, 2021 foi um ano de investimento para a EasyJet em Portugal. E elencou as razões que levam a tal afirmação: "a abertura de uma nova base em Faro em junho de 2021, o que permitiu alocar mais três aviões para aquele mercado, que serão quatro no verão 2022".

"Abrimos uma base sazonal em Faro apesar da pandemia. Isso permitiu-nos manter 20 rotas e criar 130 novos empregos na região. A Esayjet não só não perdeu nenhum posto de trabalho na pandemia como conseguiu crescer alguns", acrescentou. A EasyJet Portugal, sublinhou José Lopes, é uma empresa portuguesa. Não despediu ninguém na pandemia, e emprega atualmente cerca de 500 trabalhadores (Expresso, texto da jornalista Anabela Campos)

Sem comentários: