terça-feira, maio 12, 2020

Covid-19: Conheça as empresas que fizeram ajustes diretos milionários com a Direção-Geral da Saúde

A Luz Saúde ocupa o primeiro lugar nos contratos milionários da DGS. A Modalfa, da Sonae, estreou-se nos contratos públicos. Para a Quilaban, de João Cordeiro, a pandemia tem um peso minoritário em toda a sua vida como fornecedor do Estado. Há empresas em que o volume de negócios mais que duplica ou triplica só com estes contratos. Nos últimos dois meses houve duas dezenas de contratos públicos firmados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) por ajuste direto com valor superior a um milhão de euros cada. Deles beneficiaram uma dezena de empresas, cuja faturação anual vai disparar por conta dos fornecimentos no âmbito do combate ao coronavírus - nalguns casos ganharam em dois meses mais do triplo do que facturam durante um ano inteiro. Os números publicados no portal Base mostram que a empresa que mais faturação assegurou junto da DGS foi a GLS Med Trade, do grupo Luz Saúde, com quase 33 milhões de euros. O suficiente para mais do que triplicar as suas vendas anuais. A lista das 10 empresas com ajustes diretos milionários da DGS inclui ainda a FHC Farmacêutica, de Mortágua, e a Quilaban, de João Cordeiro, esta última já com um histórico antigo de fornecimentos ao Estado.
A Covid-19 também permitiu à Modalfa, da Sonae, estrear-se na contratação pública: tudo o que já ganhou, segundo o portal Base, foi conseguido neste leque de ajustes diretos relacionados com o coronavírus.
A lista que publicamos considera apenas o somatório de contratos superiores a 1 milhão de euros adjudicados desde 1 de março pela DGS, não incluindo todos os outros contratos firmados pela DGS de valor inferior a 1 milhão de euros, nem quaisquer outros contratos públicos entre entidades estatais (como as autarquias ou os hospitais como contratantes individuais) e fornecedores privados, ainda que existam, no portal Base, registos de várias adjudicações relacionadas com Covid-19 de montante superior a 1 milhão de euros à margem da DGS. A faturação de cada empresa é relativa a 2018 (excepto para a GLS Med Trade, cuja faturação é já de 2019). Junto a cada empresa indicamos também o grupo empresarial a que pertence ou os empresários que a controlam (Expresso)

EMPRESAS COM CONTRATOS COM A DGS SUPERIORES A €1 MILHÃO

Sem comentários: