sexta-feira, janeiro 24, 2020

«Somos privilegiados»: Multimilionários exigem pagar mais impostos

Mais de 120 milionários e bilionários exigiram, em carta aberta, pagar impostos mais altos para evitar uma «crise global», numa altura em que vários líderes políticos e económicos mundiais estão reunidos até amanhã no Fórum Económico Mundial de Davos, na Suiça. Os signatários da carta, intitulada «Millionaires against Pitchforks», onde se incluem dois membros da Disney, o argumentista Richard Curtis, o co-fundador da Innocent Drinks Richard Reed e o empresário e filantropo Mo Ibrahim, descrevem-se como «os membros da classe mais privilegiada de seres humanos que já passaram pela Terra».
«Em muitos países, as tensões causadas pela desigualdade atingiram níveis de crise. A falta de confiança e o sentimento generalizado de injustiça estão a diminuir a coesão social básica. Este colapso dentro das nações exacerba as tensões entre os países», lê-se no texto. Com base nestes argumentos, defendem que «a comunidade global não conseguirá responder adequadamente à catástrofe climática que se aproxima» e que isso «será desastroso para todos, incluindo milionários e bilionários». E apelam: «Pedimos que deem um passo em frente agora – antes que seja tarde demais – para exigir impostos mais altos e justos para milionários e bilionários dentro dos seus próprios países e para ajudar a prevenir a evasão e evasão fiscal individual e corporativa através de esforços internacionais de reforma fiscal». A evasão fiscal atingiu «proporções epidémicas», dizem ainda, acusando as maiores empresas do mundo de «abusar de paraísos fiscais». Algumas, acrescentam, «não pagam qualquer imposto».
«A solução para esta crise global requer impostos mais altos sobre milionários e bilionários como nós», reafirmam. É preciso, contudo, «trabalhar em conjunto para avançar com sistemas fiscais eficazes dentro dos nossos respectivos países e internacionalmente – ou que nos recusemos a fazer parte da solução e aceitar que se falharmos, seremos os culpados» (Executive Digest)

Sem comentários: