segunda-feira, janeiro 20, 2020

Seis banqueiros acusados de fraude fiscal na Alemanha

Seis banqueiros acusados de envolvimento num esquema ilegal de ‘trading’, na Alemanha, receberam cerca de 30 milhões de euros de bónus pela suposta fraude, de acordo com a agência Reuters. O esquema revelou-se através de um anúncio oficial feito pelos promotores de Frankfurt, no qual apresentaram acusações contra os banqueiros e um advogado tributário, numa negociação de largos milhões de euros, conhecida por «cum-ex». Quando os promotores anunciaram as acusações do esquema que, segundo os mesmos, custou 389 milhões de euros em impostos ao Estado, não mencionaram o banco ou escritório de advocacia que empregava os indivíduos. Contudo, fontes disseram que o banco em causa era o Maple Bank, sediado em Frankfurt, mas que agora se encontra extinto depois de um colapso em 2016 devido a negócios «cum-ex». Já o escritório de advocacia veio a descobrir-se tratar-se do Freshfields.

Esta investigação, realizada em Frankfurt, é apenas mais uma das muitas que têm acontecido em toda a Alemanha, sobre um esquema que visou principalmente empresas alemãs, que geraram várias reivindicações fiscais a partir de dividendos «fantasmas».
Estes esquemas exigiam o trabalho em conjunto de um sindicato de grandes bancos e investidores, de forma a projectar as operações. Os negócios atraíram a atenção das autoridades fiscais alemãs após uma década. A revelação do escândalo levou a um debate público quente, a um inquérito parlamentar e ainda a uma promessa de que Berlim iria recuperar os 5 mil milhões de euros, que neste momento se encontram perdidos.
Neste caso concreto, os banqueiros são acusados de irregularidades ocorridas entre 2006 e 2009, facturando um total de 29,5 milhões de euros em bónus, segundo avançaram os promotores. Dois dos seis banqueiros encontram-se detidos desde Dezembro, o advogado e ex-sócio da Freshfields foi preso em Novembro do ano passado devido a uma outra investigação sobre fraude fiscal. Acabou por ser posteriormente libertado sob uma fiança de quatro milhões de euros (Executive Digest)

Sem comentários: