Segundo
o Negócios, "o novo aeroporto da capital alemã, ainda
em fase final de construção, é a infra-estrutura mais cara da Alemanha. Os
custos energéticos, limpeza, segurança, manutenção e reparações ascendem a 20
milhões mensais.O futuro aeroporto internacional de Berlim – Berlin Brandenburg
Willy Brandt Airport (BER) – é a infra-estrutura mais cara da Alemanha. Um
estudo encomendado por Hartmund Mehdorn, o novo CEO do projecto, revela que o
aeroporto, em fase final de construção e ainda inoperacional, custa cerca de 20
milhões de euros por mês. O dinheiro é gasto principalmente em limpeza,
segurança, manutenção, reparações e, principalmente, energia. De acordo com o
estudo, referido pelo “Der Spiegel”, o consumo energético do BER é superior ao
do aeroporto Tegel, que opera mais de 400 voos diários. O documento revela
ainda que o terminal do BER é constantemente iluminado, as estradas de acesso e
as pistas são iluminadas durante a noite e o sistema de ar condicionado está
activo 24 horas por dia. Também os elevadores têm de ser accionados pelo menos
uma vez por semana para que se mantenham funcionais. Os gastos poderiam ser
justificados caso o aeroporto estivesse a operar voos e a receber passageiros.
Contudo, a construção está há meses num impasse. Desde o final do ano passado
que a actividade no futuro aeroporto está restrita à identificação de erros de
construção e “design”, como as anomalias no sistema de incêndio, aponta o
jornal alemão.
O
projecto do BER foi idealizado depois da reunificação da Alemanha, de maneira a
consolidar o tráfego aéreo de Berlim num só aeroporto. O Willy Brandt deveria
substituir os três aeroportos da capital alemã – Tegel, Schönefeld e Tempelhof.
Inicialmente estava previsto que o BER fosse inaugurado em 2010, abertura que foi
já adiada por quatro vezes. Vários peritos que visitaram a obra no último ano
encontraram várias anomalias, entre as quais o sistema de incêndio, fissuras no
piso e problemas com a rede aérea local do aeroporto Até à data ainda não
existe inauguração agendada. Contudo, o novo aeroporto não deve operar antes de
2014. Depois de tentativas de privatização falhadas, o aeroporto é administrado
pela Flughafen Berlin Brandenburg Holding GmbH, uma empresa de administração
pública, detida pelos estados federais de Berlim e Brandenburgo, 37% cada, e em
26% pelo Estado alemão.
A
construção do Willy Brandt começou em 2006, mas os planos para o novo aeroporto
remontam a 1991. Para que o novo aeroporto pudesse ser construído, 335
habitantes de duas localidades tiveram de ser realojados. Em 2012, o custo da
infra-estrutura ascendia aos 4,3 mil milhões de euros, o dobro do custo
inicialmente previsto".