terça-feira, novembro 13, 2012

Sondagem: PS seis pontos à frente do PSD apesar de queda em Novembro

Escreve o Jornal de Negócios que "o barómetro eleitoral de Novembro mostra que o PS lidera a intenção de voto. Ainda assim, a diferença face ao PSD estreitou-se em 3 pontos percentuais. O PS reúne a maior intenção de voto legislativo, ainda assim com uma percentagem abaixo da obtida em Outubro, que foi de 33,7%. O PSD, que no mês passado se ficava pelos 24,9% subiu para 26,3%, de acordo com a sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e o Negócios. A diferença entre os dois partidos está agora em 5,8 pontos percentuais, quando em Outubro se situava em 8,8 pontos percentuais. A intenção de voto no CDS/PP manteve-se inalterada, enquanto o BE sobe de 7% para 7,5% e a CDU passa de 9,5% para 9,6%.
O líder do PS, António José Seguro, continua à frente no critério "em que tem maior confiança para primeiro-ministro. Ainda assim baixa a votação face a Outubro, quando registou 39,1%. A confiança em Passos Coelho mantém-se inalterada, enquanto 32,2% não tem confiança em nenhum deles.
Assunção Cristas é a melhor ministra com uma nota 9 (de 1 a 20). A ministra recupera face a Outubro, mas continua abaixo das "notas" recebidas antes de Julho, sempre de dois dígitos. Álvaro Santos Pereira passou para o último lugar (nota quatro), que antes era ocupado por Miguel Relvas (subiu de 4 para 4,9). Depois do tombo registado em Outubro, Vítor Gaspar voltou a perder terreno em Novembro, surgindo como o terceiro pior ministro, de acordo com os inquiridos.
Francisco Louçã, que abandonou a liderança do BE, é considerado o melhor líder partidário, seguido de muito perto por Jerónimo de Sousa. António José Seguro está a meio da tabela, mas já com nota negativa. Muito abaixo estão Paulo Portas e Pedro Passos Coelho.
FICHA TÉCNICA
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 602 entrevistas efectivas: 295 a homens e 307 a mulheres; 149 no interior, 247 no litoral norte e 206 no litoral centro sul; 159 em aldeias, 213 em vilas e 230 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 30 e 31 de Outubro e nos dias 2, 5 e 6 de Novembro de 2012, com uma taxa de resposta de 74,2%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 602 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma “margem de erro” - a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz".