terça-feira, janeiro 26, 2010

Gripe A: responsável europeu fala de uma falsa pandemia

A suspeita já existia, agora o responsável máximo da Comissão de Saúde do Conselho da Europa vai mais longe e afirma que a gripe A foi uma falsa pandemia.
***
Governo alemão quer cancelar metade da encomenda de vacinas contra a gripe A
A Alemanha quer cancelar metade das vacinas contra a gripe A . As encomendas foram feitas, a partir do principio de que cada pessoa precisava de duas doses da vacina. Por isso, em Outubro foram encomendaram 50 milhões de vacinas. Pouco depois chegou-se à conclusão que uma dose era suficiente. As vacinas encomendadas têm um custo superior a 416 milhões de euros.
***
França tenta vender milhões de doses de vacina contra Gripe A
A França está confrontada com um enorme erro de estimativa. Quando se instalou o pânico internacional sobre a Gripe A, o país comprou dezenas de milhões de doses de vacinas. Agora está a tentar vendê-las a outros países. Estão em causa centenas de milhões de euros. A Alemanha e a Holanda são outros países europeus que estão a fazer o mesmo. O Ministério da Saúde, contactado pela RTP, diz que, apesar da procura estar abaixo da expectativa, não há vacinas em excesso.
***
Leia ainda estes textos do jornalista do Diário Económico, Pedro Quedas, sobre esta temática particularmente o "Conselho da Europa discute ‘histeria’ à volta da Gripe A" e "O que fazer às vacinas que não vão ser usadas". Mas fique a saber, segundo a jornalista do Publico, Catarina Gomes. que a "OMS nega qualquer pressão dos laboratórios na gestão da pandemia de gripe A".

Sem comentários: