quinta-feira, janeiro 21, 2010

Ameaças...

Ri que me fartei quando li a edição online do DN do Funchal e a patética "ameaça" do ministro Santos de que se ia embora por causa da lei das finanças regionais. Por acaso - só para lembrar os que têm a mania que sabem tudo... - se pesquisarem, vejam quando é que escrevi aqui que o ministro Santos tinha ameaçado pedir a demissão se a LFR fosse aprovada? O que eu penso? Exactamente o que escrevo no meu texto de opinião de amanhã no "pasquim" Jornal da Madeira:
"O ministro Santos, que chegou a ministro porque o titular do cargo se demitiu e porque não sei quantos convidados recusaram, ameaçou que se ia embora por causa da lei de finanças regionais - uma “obra de arte” da sua co-autoria. Para além de se tratar de uma repugnante atitude de chantagem, que clarifica – se dúvidas existissem – o carácter da pessoa em questão, estamos perante não apenas mais um acto abjecto de vingança pessoal por parte de um tipo que não consegue separar o “trigo do joio”, ou seja, misturando as questões pessoais das obrigações institucionais, pessoalmente acho que o país ficaria a ganhar com ele fora do Terreiro do Paço.
O ministro Santos deveria ter-se ido embora, quando soubemos que o défice das contas públicas chegará aos 9% do PIB no final deste ano, depois de ter imposto aos portugueses sacrifícios verdadeiramente intoleráveis. O ministro Santos deveria ter-se ido embora, quando ficou a saber que o desemprego real do país ultrapassa 1 milhão de pessoas, entre os 12 e os 14%, e não os indicadores estatísticos manipulados que apontam para mais de 600 mil desempregados. O ministro Santos deveria ter-se ido embora, quando ficou a saber que o sector empresarial do Estado tem dívidas que ascendem a mais de 30 mil milhões de euros. O ministro Santos deveria ter-se ido embora depois de ter espatifado quase 5 mil milhões de euros no BPN que serão pagos pelos contribuintes. O ministro Santos deveria ter-se ido embora, quando foi considerado o pior ministro das finanças dos estados-membros da União Europeia. O ministro Santos deveria ter-se ido embora quando “subiu” do último para o “dignificante” quarto lugar – a conta de baixo para cima… - na lista dos piores ministros das finanças da Europa. O ministro Santos deveria ter-se ido embora porque não nos faz falta nenhuma. O ministro Santos deveria ter-se ido embora depois das agências de notação financeira, terem dado sinais graves de que a situação financeira e orçamental de Portugal é ameaçadora. O que ele está a fazer, é apenas “bluff” porque se não for ministro passa a ser um insignificante qualquer que um dia chegou a secretário de estado do saudoso Sousa Franco, por mero acidente e que pelos vistos não aprendeu o que é a ética e a seriedade na política, perante este vergonhoso comportamento de um indivíduo que já tem idade para ter juízo e dignificar o cargo que exerce. Se o ministro Santos quer ir embora, deixai-o ir, pagai até ara que ele cumpra o que ameaça, isto fazendo fé na credibilidade da notícia divulgada pelo jornal madeirense (as isso é outra questão). Se o ministro Santos for embora, o país afunda-se? Não, o problema é que o ministro Santos deu cabo disto tudo ao ponto de ninguém, nem Sócrates, ser capaz de encontrar algum pretendente ao lugar, porque ninguém está disposto a ser obrigado a levantar a porcaria que o ministro Santos foi deixando por onde passou. Podem ter a certeza de que ninguém chora por ele".

Sem comentários: