sexta-feira, março 06, 2009

RTP e RDP da Madeira: jornalistas insatisfeitos

Fiquei a saber que durante uma reunião plenária de trabalhadores da RTP e da RDP Madeira (rádio e televisão) com três membros da Comissão Nacional de Trabalhadores que se deslocaram à região, reunião que se realizou ontem à tarde, foram debatidas questões relacionadas como futuro da empresa na região, dado que durante 2009 é provável que RDP e RTP e LUSA (estas duas já estão) passem a trabalhar concentradas nas mesmas instalações, no caminho de Santo António. A Ordem de Trabalhos incluíu os seguintes pontos:
1 - Auscultação aos trabalhadores sobre todos os assuntos que considerem pertinentes.
2 - Serviço Público RTP Madeira.
3 – Qual o verdadeiro défice em meios humanos e equipamentos face às necessidades da RTP Madeira?
4 - Enquadramentos de carreiras.
5 – Razões da dificuldade na implementação do aproveitamento das sinergias dos trabalhadores da Rádio e da Televisão depois da fusão entre a RDP e RTP.
6 – Prestação de Apoio Social.
7 – Instalações / Refeitório.
8 – Necessidade de eleição de uma Sub-Comissão de Trabalhadores e eleições para alteração dos estatutos da Comissão de Trabalhadores.
Disseram-me também que está em curso um processo de recolha de assinaturas para que o "abaixo assinado" - ou melhor dizendo, um manifesto dos jornalistas da RTP e da RDP Madeira - seja entregue. Os seus mentores apontam para uma adesão da ordem dos 90%. Está acção parecer resultar do "enorme descontentamento dos profissionais perante as desigualdades nos níveis de remuneração e na progressão da carreira, comparativamente com o restante universo da empresa". O documento deverá ter sido entregue hoje à tarde numa audiência pedida pelo Sindicato dos Jornalistas (Direcção da Madeira) ao Presidente da RTP. Embora desconhecendo em absoluto o que se passa, fica aqui o registo na certeza de que numa mesma empresa não podem existir remunerações diferentes para profissionais com a mesma categoria, responsabilidades e actividade profissional.

Sem comentários: