terça-feira, março 24, 2009

O Sindicato dos Jornalistas e o DN-Madeira

O Sindicato dos Jornalistas da Madeira emitiu ontem, e a propósito de notícias envolvendo o DN da Madeira, o seguinte comunicado:
"SITUAÇÃO NA EDN - EMPRESA DIÁRIO DE NOTÍCIAS
A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas, perante informações recentemente tornadas públicas e em nome do rigor e da verdade, divulga o seguinte esclarecimento sobre a situação laboral no DN-Madeira:
1. O Sindicato dos Jornalistas volta a manifestar a sua surpresa e preocupação por, na passada sexta-feira, ter sido alertado para um “convite” para rescisões amigáveis de contratos de trabalho, formulado pelo Gerente Executivo a todos os profissionais da EDN. No mesmo dia, o Director do DN comunicou aos jornalistas ser objectivo da empresa proceder a despedimentos, confirmando os piores receios. Entretanto, o SJ-Madeira foi também informado que as redacções do DN e TSF poderão ser poupadas neste processo de “emagrecimento” da empresa.
2. Perante versões algo contraditórias e dada a natural inquietação que esta questão tem causado às dezenas de jornalistas da EDN, urge clarificar a situação da empresa. Nesse sentido, a Direcção Regional da Madeira do SJ deixa claro que mantém a disponibilidade para um diálogo construtivo, aguardando resposta ao pedido de reunião solicitado no passado sábado à Gerência da EDN. Como noutros casos, o SJ está pronto a ajudar a encontrar soluções para ultrapassar eventuais problemas, sempre com o objectivo prioritário de salvaguardar os postos de trabalho. Não deixa, no entanto, de salientar a ausência de reuniões prévias com os trabalhadores ou seus representantes, as quais teriam evitado o alarme provocado, naturalmente prejudicial à imagem e à estabilidade da empresa.
3. O Diário de Notícias e a TSF são órgãos de Comunicação Social que desempenham um papel imprescindível na garantia do pluralismo de opiniões e liberdade de imprensa na Madeira, mérito sobretudo dos seus jornalistas, que têm sabido resistir a todo o tipo de pressões e condicionamentos. Nesse sentido, é fundamental que o Governo Regional garanta os necessários apoios e promova condições para a sã concorrência no mercado, dando, assim, provas de que contribui para evitar o desemprego no sector.
4. Como já aconteceu no passado, a Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas está solidária com os jornalistas da Empresa Diário de Notícias, aos quais garante acompanhamento e aconselhamento sindical, com a respectiva protecção jurídica dos associados, sempre que se justificar e for solicitado. Não obstante, espera-se que as demais entidades envolvidas cumpram as suas obrigações de respeito pelos direitos dos jornalistas, desde a EDN, às entidades públicas da área laboral, que não podem ficar alheias ao que se passa na empresa.
5. Hoje, mais do que nunca, exige-se unidade aos jornalistas, inclusivamente aos que estão em cargos de chefia nas redacções do DN e da TSF, pois são por demais evidentes as ameaças e tentativas de intimidação, dentro e fora do sector da Comunicação Social, com o propósito de “dividir para reinar”, deitando por terra valores éticos de verdade e de respeito.
6. Face ao actual quadro, exige-se a todos, sem excepção, responsabilidade e transparência na condução deste processo de eventual reformulação no sector da Comunicação Social, sendo que compete às administrações das empresas demonstrar boa-fé e ética empresarial. O momento é de união de esforços".

Sem comentários: