segunda-feira, março 30, 2009

"100 anos da República e as autonomias": a secundarização da Madeira...

O programa comemorativo dos 100 anos da Republica Portuguesa dará atenção, entre as suas múltiplas vertentes, à problemática das autonomias, mas relegando a Madeira para uma posição secundária, desvalorizada, comparativamente aos Açores apresentados como uma espécie de fábrica republicana:
"República nas Regiões Autónomas — Os nexos entre República e descentralização e entre República e democratização do Estado, como valores do projecto político republicano, estão reflectidos neste programa comemorativo do Centenário da República, o qual, por essa razão, não poderia deixar de valorizar a autonomia regional. Esses nexos tiveram, no caso da Região Autónoma dos Açores, uma particular incidência histórica, pois foram republicanos quem ali protagonizou importantes aspirações autonómicas expressas por diversas gerações políticas. É, por outro lado, conhecido o relevante contributo açoriano para a formação da elite política republicana. A Comissão Nacional tomou conhecimento de que o Governo Regional dos Açores tem já previsto um conjunto de iniciativas a desenvolver no âmbito das comemorações.
Assim, será constituída uma comissão regional, na Região Autónoma dos Açores, para as comemorações do Centenário da República, à qual competirá a organização do programa da Região, em cooperação com a Comissão Nacional, de acordo com as seguintes linhas programáticas:
a) Concretização de um programa evocativo das figuras dos primeiros Presidentes republicanos, Teófilo Braga e Manuel de Arriaga, através de diversas iniciativas, como a inauguração da Casa Arriaga, na cidade da Horta, e uma exposição em torno de Teófilo Braga, em Ponta Delgada;
b) Exposição sobre a Região Autónoma dos Açores e a modernidade, que assentará numa investigação pluridisciplinar e que pretende documentar os contributos originados na Região ou protagonizados por açorianos para a modernidade em Portugal, das artes plásticas à política, do jornalismo à investigação científica, passando pela arquitectura e pelo urbanismo;
c) Apresentação do espólio da escritora Natália Correia, depositado na Biblioteca Pública e no Arquivo Distrital de Ponta Delgada, cuja colecção de pintura, que contempla autores portugueses e estrangeiros do século XX, poderá vir a integrar o acervo do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada. A Comissão Regional elaborará, também, um plano de edições de fontes e bibliografia relativas à República e ao republicanismo. As instituições científicas e tecnológicas açorianas serão convidadas a participar em iniciativas promovidas ou patrocinadas pela Comissão Nacional nas quais se reconheça o seu destacado papel, nomeadamente no âmbito do lugar pioneiro da Região Autónoma dos Açores na pesquisa naturalista, nos sistemas de comunicação marítima e submarina, no conhecimento dos recursos marinhos, na investigação sobre energias renováveis. Os termos da participação da Universidade dos Açores nas comemorações republicanas estão ainda em estudo. Existe, todavia, um projecto, já em execução, baseado num protocolo celebrado entre o Instituto Gaspar Frutuoso, com sede em Ponta Delgada, o Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Ponta Delgada, que culminará com a realização em Outubro de 2010 de um Congresso Histórico dedicado aos temas da História da República e dos Açores. O eixo programático República nas Regiões Autónomas promoverá, igualmente, a articulação do Programa do Centenário com as iniciativas comemorativas que sejam promovidas sob a égide do Governo Regional da Madeira e das diferentes instituições daquela Região Autónoma. A Comissão Nacional empreendeu já as devidas diligências no sentido de promover essa articulação".

Sem comentários: