sábado, março 21, 2009

Cavaco Silva: duas mil notícias em 3 anos

Nestes três anos enquanto Presidente da República, Cavaco Silva tem sido um líder pouco mediatizado. Neste período, de acordo com a informação do serviço Telenews da MediaMonitor, protagonizou (interveio na primeira pessoa) 2112 notícias nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, que tiveram um pouco mais de 81 horas de duração (81 horas, 16 minutos e 38 segundos). Um terço das notícias protagonizadas pelo Presidente da República foi emitido pela RTP1, que passou 709 matérias de 26 horas e 30 minutos de duração. A TVI foi responsável por 27.7% das notícias protagonizadas por Cavaco e por 28.6% da sua duração. A SIC emitiu 19.8% das matérias e 22.1% da sua duração. A RTP2, pelo seu lado, teve um peso significativo (atendendo a que apenas o Jornal 2 integra o painel de programas de informação regulares), responsável por 18.8% das notícias e 16.8% da sua duração.

Com um saldo de imagem de 33.8%, Cavaco Silva regista em Fevereiro de 2009 um valor positivo, confirmando que os portugueses classificam positivamente a sua actuação enquanto Presidente da República, de acordo com os resultados do Barómetro Político da Marktest. A evolução deste indicador mostra como o Presidente da República passou de uns tímidos 15.9% em Fevereiro de 2006 (o mês seguinte à sua eleição), vindo a subir significativamente em Maio desse ano para os 21.1% para dois meses depois vir a atingir os 42.3%. De Julho de 2006 a Novembro de 2007 o saldo de imagem de Cavaco manteve-se relativamente estável, oscilando entre os 40 e os 47%. Em Janeiro de 2008 regista-se uma quebra para os 38.5%. Até Abril de 2008 há uma certa recuperação deste índice, mas desde Maio desse ano que a tendência é para a queda do seu valor, unicamente contrariada em Janeiro de 2009.



Analisando o gráfico do saldo de imagem de Cavaco Silva e da sua exposição mediática, vemos como não existe uma correlação entre estes dois indicadores. Considerando o último ano (de Janeiro de 2008 a Janeiro de 2009), essa correlação é mesmo de sentido negativo, embora estatisticamente não significativa.


O saldo de imagem é obtido através do Barómetro Político da Marktest, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente, com 18 e mais anos. Este saldo resulta da diferença entre as opiniões que classificam positivamente a actuação dos ministros e as que a classificam negativamente, ponderada pelo peso das respostas expressas. Veja a Ficha Metodológica deste Barómetro. A informação relativa à exposição mediática considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido de 1 de Fevereiro de 2006 e 28 de Fevereiro de 2009. (fonte: Marktest.com, Março de 2009)

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