quarta-feira, fevereiro 04, 2026

Curiosidades: recordando Yaakov Freitag

Um milhão e meio de crianças foram assassinadas no Holocausto. Ao recordar uma delas, honra-se a memória de todas. Seu nome era **Yaakov Freitag**, mas em família era chamado de **Janusz** ou **Jankele**. Para seu tio, o fotógrafo **Mendel Grossman**, o menino passou a simbolizar todas as crianças do gueto de Łódź: famintas, doentes, cercadas pela morte e vivendo sob a ameaça constante das deportações.

Nas fotografias que sobreviveram, Janusz quase sempre aparece ligado à comida: mordendo uma cenoura congelada, dividindo uma tigela de sopa com o tio, provando algumas cerejas. Eram imagens simples, mas carregadas de significado, num lugar onde a fome era cotidiana. Janusz tinha apenas **seis anos** quando faleceu por inanição no gueto, em 1943. Grande parte de sua família também foi exterminado, incluindo seus pais.

Antes da liquidação final do gueto, em agosto de 1944, Grossman tomou uma decisão crucial. Com a ajuda do amigo **Arie ben Menahem**, escondeu cerca de **10 mil negativos**: parte deles foi colocada numa caixa de madeira e ocultada numa parede oca sob uma janela; outra parte, junto com cópias e uma camera, foi escondida em um porão com o auxílio de **Nachman Zonabend**. Mendel Grossman não sobreviveu. Foi m0rt0 durante uma marcha da m0rt3. Ainda assim, graças à sua coragem e previsão, suas fotografias permaneceram. Elas preservam não apenas os últimos anos de Janusz Freitag, mas também a memória de toda uma comunidade judaica condenada ao exterm1n1o — um testemunho visual que impede o esquecimento (História Perdida)

Sem comentários: