sexta-feira, março 08, 2024

Barómetro: Financiamento dos media é maior problema do setor em Portugal

A grande maioria dos jornalistas (86%) defende que o modelo de financiamento dos media, devido à quebra do mercado publicitário é o maior problema que o setor atravessa em Portugal, segundo uma análise agora divulgada. “O modelo de financiamento dos media, resultante da quebra do mercado publicitário, é identificado pela maioria dos jornalistas inquiridos (86%) como o maior problema que o setor dos media atravessa em Portugal”, indicou, em resultado a Sonda +M. Os resultados da primeira edição deste barómetro indicam que a precariedade laboral do setor é apontada por 62% dos inquiridos como o principal problema, seguindo-se a dificuldade em tornar pagos os conteúdos ‘online’ (57%). Depois surgem a concentração em grandes grupos (14%), a diminuição das audiências (14%) e a falta de qualidade do jornalismo (14%).

No que se refere a um eventual modelo de financiamento público do setor, 90% dos inquiridos defendem concordar, com 38% a apontar como melhor opção os ‘vouchers’ de assinatura para os cidadãos. As restantes opções mais votadas são as que defendem um apoio via orçamento do Estado (19%) ou com base na consignação de uma parte do IRS – Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (19%). Por sua vez, 14% concordam, mas pedem um outro modelo, enquanto 10% dos jornalistas discordam.

Questionados sobre os 30 debates que as televisões realizaram no âmbito das eleições legislativas, 57% dos inquiridos consideram que estes não foram úteis para esclarecer os portugueses. “A larga maioria (75%) que reprova a iniciativa referiu que os debates não foram esclarecedores e as televisões dedicaram demasiado tempo a comentá-los”, destacou. Já dos 43% que os aprova, mais de metade (56%) disse que nos debates foi possível conhecer as propostas de cada partido. Para a realização desta análise foram inquiridos 50 jornalistas em cargos de edição/chefia de mais de 30 órgãos de comunicação social nacional. O período de auscultação decorreu entre 27 de fevereiro e 04 de março, tendo-se registado uma taxa de resposta de 42%. A Sonda é uma iniciativa que pertence ao +M, que, por sua vez, integra o Eco, e da Central de Informação (Executive Digest)

Sem comentários: