terça-feira, outubro 10, 2023

Nota: conhecida a proposta de OE-2024, é tempo de explicarem aos eleitores o que deve ser esclarecido

Conhecida a proposta de orçamento de estado para 2024 - lembro que é apenas uma proposta que pode ser sujeita a alterações na especialidade, embora a "práxis" dos governos socialistas de Costa foi quase sempre marcada pela pouca ou nenhuma tolerância e na quase nula aceitação de propostas da oposição - e conhecidas as "ofertas" do Terreiro do Paço à Madeira - foi Costa que falou na nossa ingratidão colectiva na sua visita a Machico,  em campanha eleitoral, onde só faltou que nos exigisse que nos comportássemos como sabujos idiotas e submissos perante os presentinhos da "imperial" Lisboa, aparentemente, e com algum humor negro à mistura, de regresso aos "velhos tempos do centralismo conservador, agora com os socialistas no lugar dos salazaristas e marcelistas - penso que é chegado o momento dos deputados madeirenses do PSD e do PS em São Bento, explicarem claramente aos eleitores madeirenses afinal o que se passa se concreto:

- os deputados do PSD (3) que nos expliquem, quais as medidas que penalizam a Madeira e as que alegadamente favorecem os madeirenses e como? Quais as reivindicações da RAM levadas até ao Ministério das Finanças antes da elaboração da proposta do OE-24 que foram aceites e as que não foram aceites? Quem foi a "ponte" entre a RAM e o Ministério das Finanças?

- os deputados do PS que nos expliquem, quais as medidas que beneficiam a Madeira e favorecem os madeirenses e em que medida? Que fizeram os eleitos do PS (3) relativamente às propostas ou reivindicações da RAM alegadamente levadas até ao Ministério das Finanças antes da elaboração da proposta do OE-24? Que propostas, dos próprios, foram apresentadas na fase de pré-elaboração da proposta  de OE-2024?

É preferível que as duas partes sejam claras, que usem as conferencias de imprensa e os comunicados devidamente elaborados e explicativos, do que andarem nas próximas semanas numa guerra inglória de uns contra os outros, com troca de argumentos distorcidos, verdades, meias verdades, omissões, mentiras, manipulações, etc, sem que as pessoas - porque são elas que votam - percebam patavina do que afinal se passa em torno do OE-2024. Por favor falam isso imediatamente, em nome da clareza informativa devida aos eleitores e porque a proposta de Costa e de Medina já é conhecida (LFM)

Sem comentários: